Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri questiona modelo de poda de árvores em Caxias

Petista argumenta que os procedimentos realizados pelo município descumprem regramento previsto por lei


A vereadora Rose Frigeri/PT ocupou a tribuna, durante a sessão desta quinta-feira (27/01), para expressar o descontentamento em relação às podas de árvores fora de época em Caxias do Sul. De acordo com ela, os procedimentos, que são realizados pela prefeitura, não estão de acordo com as regras do próprio município e causam mais riscos do que resolvem problemas.

Atendendo a chamados da comunidade, a petista conferiu as localidades espalhadas por todo o perímetro urbano. Parte considerável das podas, segundo a vereadora, seria para desobstruir a passagem dos fios de luz entre postes. Entretanto, argumenta que os processos devem ser feitos em período adequado, evitando, principalmente, o período de reprodução e formação de ninho dos pássaros. Destaca que, além da ameaça aos animais, o corte desenfreado contribuiu para o aumento da temperatura e a redução de pontos de sombra na cidade.

Em agosto deste ano, o Legislativo aprovou um requerimento, de autoria de Rose, que solicitava informações do Executivo em relação às podas feitas em Caxias. Conforme a parlamentar, as respostas obtidas não foram claras, motivando a realização de uma reunião com integrantes do Conselho das Árvores e uma denúncia ao Ministério Público do Estado.

Em resposta, o vereador Daniel Santos/Republicanos, líder de governo na Câmara, afirma que já houve investigação e o município não sofreu penalizações, pois não descumpriu regra. Reforça que as atuais árvores foram plantadas quando a cidade tinha outra infraestrutura. O republicano entende que espécies mais adequadas ao espaço urbano devem ser plantadas, evitando as de grande porte. Em contrapartida, Rose argumenta que a poda deve ser a última consideração, sendo adotada somente após ser provado que não há como se adequar à presença da planta.

27/11/2025 - 15:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo