Voltar para a tela anterior.

PIM recebe Prêmio Caxias do Sul pelas duas décadas de atuação

A distinção partiu da vereadora Estela Balardin/PT e foi repassada a toda a equipe do Programa Primeira Infância Melhor, que atende famílias em vulnerabilidade nas áreas de saúde, educação e assistência social


O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) ganhou, nesta sexta-feira (05/12), na Câmara Municipal, o Prêmio Caxias do Sul. A distinção partiu da vereadora Estela Balardin/PT e foi repassada a toda a equipe do programa que atende famílias em vulnerabilidade nas áreas de saúde, educação e assistência social. Conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato/PT, a cerimônia contou com a presença de representantes do PIM: Patrícia Noronha Verza (Secretaria Municipal da Saúde); Henriette Rabassa Giesel Castro (Fundação de Assistência Social); e Douglas Amaral da Rocha (Secretaria Municipal da Educação); e do secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno.

A vereadora proponente recordou dos primeiros passos do PIM na cidade, do trabalho intenso dos visitadores e do efeito transformador da iniciativa na vida de mais de 10 mil crianças, mais de 7,5 mil famílias e quase 2 mil gestantes atendidas até hoje. “O PIM mostra que cuidar de uma criança também é cuidar de sua família. É a base de um política pública que transforma vidas. O PIM não entrega apenas atendimentos. Entrega esperança, segurança, sentimento de que ninguém está sozinho na tarefa de cuidar de uma criança. O PIM chega onde as famílias estão, respeita seu modo de viver e fortalece dentro das casas as condições para um desenvolvimento integral e pleno. Que o PIM cresça e se fortaleça, que seja farol de cuidado para iluminar o começo da vida de tantas crianças”, frisou Estela, cumprimentando visitadores, coordenações, equipes técnicas, gestores e famílias e pedindo mais investimentos no programa.  

A parlamentar destacou os três eixos de atuação da iniciativa: vigilância e promoção do desenvolvimento infantil, interação parental positiva e articulação em rede, e as práticas simples e profundas que são empregadas nas visitas e orientações.

O PIM foi instituído como política de Estado em 2003. Em Caxias do Sul, passou a vigorar dois anos depois, sendo um trabalho em rede e envolve as áreas de saúde, educação e assistência social do município. Atualmente, são atendidas 143 famílias, 158 crianças e seis gestantes. Os profissionais, que são estagiários, visitam as famílias e orientam sobre os cuidados e a atenção para com as crianças, envolvendo saúde, higiene, cultura, brincadeiras e bem-estar.

Representando a equipe do PIM, Patrícia Noronha Verza (Secretaria Municipal da Saúde)  disse sentir um orgulho imenso de ver gerações de crianças que receberam a atenção do programa. “Esses 20 anos foram importantes para as famílias atendidas e, principalmente, para nós, que ajudamos a formar o PIM e essas pessoas. Hoje, nem viemos com a camiseta do PIM porque, para nós, é uma noite de gala, uma noite de honra e eu quero agradecer por toda a equipe”, disse Patrícia, emocionada e externando gratidão a todos que fizeram a iniciativa acontecer até hoje.

Titular da pasta da Saúde no município, Rafael Bueno saudou a trajetória do PIM e todos os profissionais que o conduziram e vivenciaram em 20 anos. “Hoje, subo nesta tribuna para falar que, mais do que política pública, o PIM representa a esperança. Quem acompanha de perto o trabalho dos visitadores sabe que não existe só técnica, mas também muito cuidado e escuta. O PIM leva mensagem à mãe, ao pai e à criança de que não estão sozinhos”, observa Bueno. Segundo o secretário, a manutenção do programa chegou a estar ameaçada, mas, agora, ganhou fôlego porque, com verba de R$ 1,1 milhão, aprovada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a partir do próximo ano, será possível a contratação de profissionais que receberão salários de R$ 2,5 mil. O secretário também conversou com a deputada federal Denise Pessôa/PT, que encaminhará emenda parlamentar para melhorias na estrutura de trabalho dos profissionais que atuam pela primeira infância.  

Ao final da solenidade, cuja decoração ornamentou o plenário com flores e pezinhos de criança feitos com EVA , o presidente Lucas Caregnato reforçou os cumprimentos pelo empenho das equipes do PIM em benefício das famílias, em especial, do público infantil atendido.

O Prêmio Caxias do Sul é concedido pelo Parlamento a pessoas, entidades ou localidades que se destacam em serviços prestados à comunidade caxiense nos mais diferentes campos de ação.

05/12/2025 - 22:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo