Voltar para a tela anterior.

PEM realiza encontro Caxias em Debate – Construindo o Amanhã

Uma cidade também para mulheres foi o tema do encontro promovido pela Procuradoria Especial da Mulher


A Casa Legislativa sediou o encontro Caxias em Debate – Construindo o Amanhã nesta segunda-feira, dia 08 de dezembro, no Plenário da Câmara Nadyr Rossetti. Nessa edição, o tema foi: uma cidade também para as mulheres. O evento promovido pela PEM - a Procuradoria Especial da Mulher- contou com a presença de vereadoras, vereadores, representantes de entidades, autoridades e comunidade.

À frente da Procuradoria, a procuradora, vereadora Rose Frigeri/ PT salientou a importância de pensar uma cidade para todas e para todos, com foco nas cidadãs. “A gente tem um estudo que mostra as mulheres como as pessoas que mais circulam nas cidades, principalmente à pé”, cita a vereadora.

A primeira painelista foi Vanessa Marx, professora da UFRGS e coordenadora do Projeto de Extensão Mulheres e Cidades. Vanessa relatou as experiências de caminhadas por bairros da capital gaúcha com o intuito de promover a reflexão sobre questões como insegurança e representatividade nos espaços urbanos. “Historicamente, o espaço público não foi concedido às mulheres. Era sempre o espaço privado a ser destinado a elas”, observa. A palestrante afirmou ainda que representação e participação são aspectos importantes para pensar no direito à cidade para as cidadãs e cidadãos com o intuito de minimizar as diferenças históricas.

A arquitetura, urbanista e mestra em engenharia civil, Eloisa Maria Adami Giazzon apresentou o painel Planejar a cidade para todas - espaços urbanos e inclusão feminina: como o urbanismo pode ser ferramenta de inclusão, segurança e bem-estar das mulheres. Eloisa destaca a necessidade de planejar tanto o acesso aos espaços públicos como a garantia de moradia de qualidade às pessoas, independentemente de classe social, etnia ou gênero. Ela finalizou a apresentação citando como inspiração a Teoria do Urbanismo Feminista, que projeta uma cidade cuidadora. “No urbanismo feminista se concretizam e detalham diferentes aspectos da cidade que colocam a vida no centro, explica Eloisa.

Ao final do encontro, a vereadora Rose Frigeri comemorou um passo importante no projeto de construção da Casa da Mulher Cidadã, em Caxias do Sul, um espaço de acolhimento que vai integrar diversos serviços destinados às mulheres em situação de violência. Segundo a parlamentar, foi publicado no Diário Oficial do dia 4 de dezembro um Termo de Cessão Provisória de Uso de um terreno do município para o estado. Com isso, os estudos técnicos para a concretização do projeto podem ser iniciados. Mais de R$ 10 milhões de reais serão investidos na Casa da Mulher Brasileira, em parceria com os governos federal, estadual e municipal.

08/12/2025 - 17:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabio Carnesella - MTE 17863
Redator(a):

Ir para o topo