Voltar para a tela anterior.

Observatório Social de Caxias do Sul faz prestação de contas

O presidente da unidade, Gilnei Garcia Lafuente, discorreu sobre as ações realizadas no ano de 2025


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (09/12), o presidente do Observatório Social de Caxias do Sul, Gilnei Garcia Lafuente, realizou uma prestação de contas sobre as atividades feitas em 2025. Segundo ele, a organização possui a preferência de prestar satisfações no espaço da casa legislativa por ele se tratar de um ambiente já conhecido pelo papel de realizar as contas do município.

O presidente explicou que a organização não possui fins lucrativos e atua desde 2015, realizando um trabalho voluntário, técnico e apartidário. A unidade está presente em 17 estados. No município de Caxias do Sul, 20 pessoas estão ligadas ao observatório. Entre os objetivos da organização, estão: a promoção de transparência e controle social; o acompanhamento de licitações e execuções orçamentárias; estimulação do exercício da cidadania.

Até novembro de 2025, em torno de 30 editais foram analisados, com temas de saúde, educação, obras e serviços como prioridade. Foram ministradas diversas palestras em universidade e escolas, impactando 1200 alunos. Gilnei destacou o Projeto Teatro “Os Contadores da Cidadania”, que explica a jovens como os impostos funcionam.

Além disso, o presidente da organização citou a realização de monitoramento de todos os legislativos brasileiros. “Conseguimos visualizar as compras e gastos por vereador e a quantidade de pessoas que trabalham no parlamento”, expressou Gilnei, ao manifestar que o monitoramento faz parte do Projeto “Acompanhe Seu Vereador”, iniciativa que busca aproximar o cidadão do trabalho legislativo.

09/12/2025 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Thales Comerlato Castagna
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo