Voltar para a tela anterior.
Em nome do Conselho Municipal dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana de Caxias do Sul, Ronaldo Carvalho, conhecido como Pai Nado de Oxalá, marcou presença na sessão ordinária desta terça-feira (09/12). Na manifestação, apresentou a Cartilha de Orientação dos Direitos e Deveres dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana de Caxias do Sul aos vereadores.
O propósito do material é servir de recurso informativo e sinalizador de ética aos adeptos do afro umbandismo e suas práticas religiosas. É um informativo que segue as normas sociais vigentes e a Constituição Federal. A construção textual busca contextualizar e resgatar a importância histórica das comunidades africanas e ameríndias para a diversidade cultural no município, bem como combater o racismo e o preconceito religioso ainda presente. Pai Nado acrescenta que não seria necessária a criação de uma cartilha se a nossa sociedade priorizasse o respeito e convívio.
Lançada no dia 15 de novembro, em 10 mil exemplares, a cartilha também estará disponível de forma online, ainda sem data prevista. Para adquirir o exemplar físico, deve-se contatar o e-mail cmtma@caxias.rs.gov.br.