Voltar para a tela anterior.

Fundação Caxias celebra o aniversário de 56 anos na tribuna caxiense

O vice-presidente da entidade, Darci Júnior Nunes, detalhou as principais ações realizadas na instituição


O aniversário de 56 anos de atuação da Fundação Caxias foi tema do espaço de acordo de lideranças na sessão ordinária desta quarta-feira (10/12). O vice-presidente da entidade, Darci Júnior Nunes, detalhou as principais atribuições da instituição.

Fundada em 1969 por um grupo de empresários caxienses, foi criada para promover qualidade de vida e fortalecer os laços da comunidade. A entidade social é privada, sem fins lucrativos e de caráter social. É referência na cidadania, articulação e responsabilidade social, atualmente focada na inclusão social.

Segundo o vice-presidente, mais do que ajudar, o propósito é incluir. São feitas articulações com empresas, poder público e voluntários para promover programas que geram oportunidades, acolhimento e dignidade. Dentre as ações realizadas, Nunes citou que a “Campanha do Agasalho”, realizada anualmente e com doação de roupas e cobertores, distribuiu neste ano cerca de 290.000 peças. Já no “Banco de Doações”, são feitas a organização e distribuição de itens fundamentais para as famílias em situação de vulnerabilidade. Ao longo do ano, no Banco, houve a distribuição de cerca de 377 utensílios e 967 móveis.

Sobre a iniciativa “Eagle’s Team”, Darci contou que é voltada à capacitação de jovens com o objetivo de desenvolver e melhorar habilidades de liderança, relacionamentos interpessoais e aumentar a produtividade e eficiência no mercado de trabalho. A primeira turma, com 27 jovens, se forma no final do semestre do próximo ano, com a formação aplicada no preparo de líderes para o mercado de trabalho.

Os programas da Fundação são: a Campanha do Material Escolar, que garante educação com igualdade, garantindo que mais crianças iniciem o ano letivo com dignidade e condições de aprender; o projeto “Recirculando Eletrodomésticos”, que partiu do programa nacional Lixo Zero, e ocorre de três em três meses, mantendo-se com as vendas dos próprios consertos; “Transformando Vidas com Amor e Solidariedade”, que tem o propósito de oferecer a capacitação por meio do corte e costura; e “Espaços Dialógicos” que oportuniza um ambiente de fala e escuta, com uma proposta para cada situação, desde a prevenção e a resolução de conflitos, resgate de autoestima, fortalecimento de vínculos entre a equipe, senso de pertencimento, entre outros.

Por fim, Darci repassou os dados de atendimentos neste ano, sendo no total 407 famílias atendidas, com impacto direto ou indireto de cerca de 1.500 pessoas. Além disso, leu o depoimento do presidente da Fundação Caxias. “A Fundação Caxias existe para servir, unir e fortalecer nossa comunidade. Seguimos firmes no compromisso de promover cidadania, inclusão e solidariedade, sempre com responsabilidade e transparência. Muito obrigado a todos que caminham conosco”, finalizou.

A Fundação Caxias está localizada na rua Garibaldi, 248, bairro Pio X.

10/12/2025 - 13:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Thales Comerlato Castagna
Redator(a): Pietra Vitoria Pinto de Lima

Ir para o topo