Voltar para a tela anterior.

Protocolo Antirracista da Câmara é acionado durante Sessões Extraordinárias

Vereadora Estela Balardin foi vítima de injúria racial


A Câmara Municipal de Caxias do Sul acionou, na tarde desta terça-feira (23/12), o Protocolo Antirracista da Casa após um episódio de injúria racial direcionado à vereadora Estela Balardin/PT. A ocorrência foi registrada durante a suspensão das Sessões Extraordinárias, quando um indivíduo presente na plateia proferiu uma ofensa de cunho racista contra a parlamentar.

Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Protocolo Antirracista, a Direção-Geral do Legislativo acionou imediatamente a Brigada Militar, que esteve no local para colher o depoimento da vereadora e adotar as providências cabíveis, conforme os trâmites legais.

 

Protocolo Antirracista

O Protocolo Antirracista da Câmara Municipal de Caxias do Sul foi instituído pela Resolução nº 286/A, de 27 de outubro de 2025, de autoria da Mesa Diretora, e aprovado por unanimidade em plenário.

O documento tem como objetivos prevenir práticas discriminatórias no ambiente institucional, assegurar proteção e acolhimento às vítimas de racismo e garantir que as atividades legislativas e administrativas ocorram em um ambiente de respeito e igualdade.

Clique aqui para saber mais e baixar a versão virtual do Protocolo Antirracista.

23/12/2025 - 22:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo