Voltar para a tela anterior.

Senador Luis Carlos Heinze poderá se tornar Cidadão Caxiense

Indicado pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola), o projeto de decreto legislativo que concede o título ao político passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (03/02), e retornará a plenário para votação final


O projeto de decreto legislativo (PDL 01/2026), que concede o título de Cidadão Caxiense ao senador Luis Carlos Heinze/PP, passou em primeira discussão na plenária desta terça-feira (03/02), a primeira do ano legislativo de 2026 na Câmara Municipal. A proposição da honraria partiu do vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola), sendo subscrita pelos seguintes parlamentares Daiane Mello/PL, Pedro Rodrigues/PL, Sandra Bonetto/NOVO, Sandro Fantinel/PL, Daniel Santos/Republicanos, Calebe Garbin/PP e Edson da Rosa/Republicanos.

No documento, que retornará para apreciação final, os autores registram um pouco da história do senador progressista nascido em Candelária/RS, no dia 14 de setembro de 1950. O título de Cidadão Caxiense é concedido a pessoas nascidas em outras cidades em reconhecimento às contribuições para a sociedade de Caxias do Sul.

De acordo com os autores, Heinze possui uma trajetória pública marcada pelo compromisso com o desenvolvimento regional e pela defesa dos interesses dos municípios do interior do Rio Grande do Sul. Engenheiro agrônomo, iniciou a vida política como prefeito de São Borja (1993 a 1996), “experiência que consolidou sua visão municipalista e sua atuação voltada às necessidades concretas das comunidades locais”.

Foi deputado federal por cinco mandatos (1999–2003; 2003–2007; 2007–2011; 2011–2015; 2015–2019) e, segundo os vereadores, destacou-se como uma das principais lideranças gaúchas nas pautas de infraestrutura, logística, agricultura e desenvolvimento econômico. Em 2018, foi eleito senador, “sendo, inclusive, o candidato mais votado ao Senado em Caxias do Sul, o que demonstra sua forte vinculação política e representativa com a cidade”, argumentam os legisladores caxienses.

Ao longo da atuação parlamentar, o senador viabilizou e articulou a destinação de emendas e recursos federais para municípios do Rio Grande do Sul, contemplando áreas essenciais, como saúde, infraestrutura urbana e rural, agricultura, assistência social e fortalecimento dos serviços públicos. “Esses investimentos beneficiaram diretamente a Serra Gaúcha, região estratégica para o desenvolvimento do Estado, da qual Caxias do Sul é polo econômico, industrial e cultural. Destaca-se, de forma especial, sua atuação política na articulação e defesa do projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, obra estruturante de grande relevância para Caxias do Sul e municípios vizinhos”, exemplificam.

Segundo os autores, o senador teve papel ativo no diálogo com órgãos federais, na mobilização de recursos e no acompanhamento institucional do projeto, reconhecido como fundamental para ampliar a competitividade logística, fomentar o turismo e impulsionar o crescimento econômico regional. “Diante desse histórico, a homenagem ao Senador Luis Carlos Heinze representa o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados a Caxias do Sul e à Serra Gaúcha, seja pela destinação de recursos, pela defesa de projetos estratégicos, pela presença institucional junto às entidades locais ou pela atuação firme em favor do desenvolvimento regional e da melhoria da qualidade de vida da população”, defendem Bortoluz e demais autores do PDL.

03/02/2026 - 20:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo