Voltar para a tela anterior.
Uma comitiva da RGE visitou o presidente da Câmara de Vereadores, Wagner Petrini, na tarde desta quarta-feira (11/02), para sugerir a implantação de mudanças no modelo de gestão de postes de telecomunicações em Caxias do Sul. O objetivo foi buscar a interlocução do Legislativo municipal junto à prefeitura para a administração dos postes, buscando se adequar à Resolução Conjunta da ANEEL/ANATEL, que entrou em vigor em dezembro do ano passado.
A resolução estabelece um novo sistema para a administração dos postes, permitindo que as concessionárias de energia tenham o domínio da exploração comercial ou transfiram essa atividade a uma empresa especializada. A sugestão da RGE prevê que a concessionária seja a responsável pela organização da fiação dos postes, desde a amarração, remoção de cabos obsoletos, irregulares ou caídos.
Dessa forma, caberia à RGE encaminhar à prefeitura as notificações para a melhoria das fiações, definindo o endereço e a data de execução dos procedimentos. A concessionária também iria notificar a Secretaria de Gestão Urbana para fazer o recolhimento dos fios mortos e de demais resíduos das operações, além de comunicar a Secretaria de Trânsito dos pontos em que as os trabalhos forem realizados.
“Essas ações já eram realizadas em Caxias do Sul e estamos propondo a retomada dessa organização conjunta com as empresas e com a prefeitura. Identificamos cerca de 60 pontos da cidade em que deveria ser feita essa reorganização”, destaca o consultor de negócios da RGE, Rafael Dala Brida.
O presidente do Legislativo se colocou à disposição para auxiliar no encaminhamento das alterações no modelo de gestão dos postes de telecomunicações. “Estamos atentos às demandas da RGE e vamos agir para que esse trabalho seja feito com a melhor qualidade e agilidade possível”, destacou Wagner Petrini.