Voltar para a tela anterior.

Em momento inédito na comunicação em Caxias, TV Câmara entra na fase final para implantação de sinal aberto

Emissora vai operar em multiprogramação em um mesmo canal; os conteúdos da TV Assembleia, a TV Câmara nacional e a TV Senado poderão ser acessados por meio de subcanais


Esta quarta-feira (27) marcou uma das etapas fundamentais para um marco inédito na história da comunicação em Caxias do Sul e região. As ações finais para a implantação do sinal aberto da TV Câmara foram firmadas com a empresa licitada para o projeto técnico, Linear Engenharia. O engenheiro da empresa, Fernando Reus, esteve em Caxias para alinhar os procedimentos necessários para que o sinal efetivamente possa entrar em operação, o que deve acontecer já nos próximos dias.

Segundo ele, faltam somente algumas questões burocráticas para que a TV possa entrar no ar. "O contrato é de responsabilidade técnica anual obrigatório para o funcionamento do canal e assessoria junto a Anatel para as liberações necessárias. Dentre as etapas que ainda faltam, está o recebimento dos documentos da Câmara, o envio de documentos editados para assinatura do presidente da Câmara e o envio a Anatel para homologação da TV ", destacou Reus.

Com uma atuação por meio de cabo por sinal fechado desde 2001, a TV Câmara opera com o compartilhamento de sinal com a TV Assembleia. Com a expansão para o sinal aberto, a emissora vai transmitir em um sistema de multiprogramação em um mesmo canal, ou seja, os conteúdos da TV Assembleia, a TV Câmara nacional e a TV Senado poderão ser acessados por meio de subcanais.

Outro ponto fundamental para que a emissora conquistasse a oportunidade de transmitir a sua programação de modo aberto para toda a população - e com uma economia significativa de recursos - ocorreu em 2024, quando a TV aderiu ao Programa Brasil Digital. Por meio desse contrato, o Legislativo recebeu de forma gratuita os equipamentos, como a antena e a estrutura necessária para a transmissão, e arca somente com o aluguel do espaço, que está localizado no Jornal do Comércio, na Rua Júlio de Castilhos, número 2002. Ainda conforme o contrato, o Legislativo arca com os custos de manutenção desses dispositivos.

O processo de solicitação do sinal aberto foi iniciado ainda em 2012, quando a então presidente do Legislativo, vereadora Geni Peteffi, formalizou o pedido junto aos órgãos competentes. Os demais presidentes que se seguiram, mantiveram o compromisso com essa demanda: Edson da Rosa (2013), Gustavo Toigo (2014), Flavio Cassina (2015 e 2019), Edi Carlos Pereira de Souza (2016), Felipe Gremelmaier (2017), Alberto Meneguzzi (2018), Ricardo Daneluz (2020), Velocino Uez (2021), Denise Pessôa (2022), Dambrós (2023), Marisol Santos (2024), Lucas Caregnato (2025), e, mais recentemente, e o atual presidente do Legislativo, Wagner Petrini/PSB (2026).

Petrini abraçou a meta de implementar a TV aberta como uma das marcas da sua gestão. Em abril, cumpriu uma extensa agenda em Brasília para definir com especialistas técnicos da Rede Legislativa de Rádio e TV a ampliação do sinal, dentro dos prazos estabelecidos pela Anatel e Ministério das Comunicações. Além disso, buscou conhecer diferentes emissoras que transmitem nesse formato, como a TV Conecta, em Recife, a qual é considerada uma das emissoras mais relevantes do país nesse modelo.

"É definitivamente um momento histórico para a comunicação de Caxias do Sul. É uma grande alegria para mim como presidente proporcionar que a Câmara tenha a condição de ampliar o seu sinal para que toda a população tenha condições de participar de forma mais efetiva dos debates e ações promovidas sobre temas relevantes para a nossa comunidade. Estamos muito orgulhosos de colocar esse projeto em prática, justamente no ano em que o prédio do nosso legislativo completa 30 anos de construção", ressalta Petrini.

A coordenadora da TV Câmara, Karohelen Dias, comemora o novo formato da TV Legislativa. "Estamos preparados para dar conta da responsabilidade que esse momento enseja. A ampliação do sinal representa um passo definitivo para que a população esteja mais presentes nas discussões que envolvem o Legislativo. Vamos aproximar ainda mais a Câmara da comunidade caxiense, para acompanhar o conjunto de atividades do Legislativo, desde as sessões ordinárias, sessões solenes, audiências públicas e outros eventos", explica Karohelen.

27/05/2026 - 16:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Ciro Fabres Neto - 7164
Redator(a): Marcelo Passarella da Silva - MTE 19.340

Da esquerda para a direita, a coordenadora da TV Câmara, Karohelen Dias, o diretor de comunicação do Legislativo, Ciro Fabres, o engenheiro da empresa responsável pela operacionalização da TV no Legislativo e o presidente Wagner Petrini

Da esquerda para a direita, a coordenadora da TV Câmara, Karohelen Dias, o diretor de comunicação do Legislativo, Ciro Fabres, o engenheiro da empresa responsável pela operacionalização da TV no Legislativo e o presidente Wagner Petrini

Crédito: Gabinete Wagner Petrini


Últimas Notícias

Reunião pública reforça contrariedade de escolas e sindicatos à implantação de PPP nas escolas estaduais


Reunião de prestação de contas do 1º quadrimestre/26 da SMS


Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa reforça atuação durante evento do Junho Violeta


Bortola participa do Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil


Câmara Municipal participa do 43º Encontro Nacional da ABEL


Ir para o topo