Voltar para a tela anterior.
Um marco histórico para a comunicação institucional da Câmara Municipal foi celebrado na tarde desta quarta-feira (10/06), em Brasília. O presidente Wagner Petrini/PSB firmou o acordo de cooperação técnica entre a Câmara dos Deputados e o Legislativo caxiense para a doação dos equipamentos que serão utilizados na transmissão do sinal aberto digital da TV Câmara. Isso representa um momento inédito para a história da comunicação da cidade, ao proporcionar que cada cidadão e cidadã tenha o acesso à programação de TV de forma totalmente democrática.
A celebração do acordo ocorreu no Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV, que reúne representantes de emissoras públicas das Câmaras de todo o país para discutir ações para a modernização e novas tecnologias a serem implantadas, com o propósito de elaborar estratégias de integração de conteúdos parlamentares. Conforme o acordo firmado dentro do programa Brasil Digital, a emissora caxiense pode fazer uso dos equipamentos - como a antena e a estrutura necessária para a transmissão.
A viabilização do sinal aberto é resulado de uma meta estabelecida pelo presidente Wagner Petrini, com a intenção de aumentar a abrangência da emissora e integrar cada vez mais a população caxiense às atividades realizadas pela Câmara. Esse trabalho deu sequência às ações de presidentes anteriores que foram responsáveis pelos passos iniciais desse projeto.
A solicitação do sinal aberto foi iniciada ainda em 2012, quando a então presidente do Legislativo, vereadora Geni Peteffi, realizou o pedido de sinal aberto da TV. Os demais presidentes que se seguiram mantiveram o compromisso com essa demanda: Edson da Rosa (2013), Gustavo Toigo (2014), Flavio Cassina (2015 e 2019), Edi Carlos Pereira de Souza (2016), Felipe Gremelmaier (2017), Alberto Meneguzzi (2018), Ricardo Daneluz (2020), Velocino Uez (2021), Denise Pessôa (2022), Zé Dambrós (2023), Marisol Santos (2024), Lucas Caregnato (2025), e, mais recentemente, e o atual presidente do Legislativo, Wagner Petrini/PSB (2026).
Em 2026, Petrini dedicou-se a conhecer de perto os processos exigidos para a ampliação do sinal. No mês de abril, foi a Brasília para definir os procedimentos burocráticos junto aos especialistas da Rede Legislativa de Rádio e TV. Em maio, outra agenda foi cumprida em Recife, na qual está instalada a TV Conecta, que é considerada um dos principais exemplos de comunicação institucional bem-sucedida no modelo de sinal aberto.
De acordo com o presidente Petrini, a celebração dos acordos, para viabilizar o sinal aberto da TV Câmara Caxias, garantirá maior transparência aos atos do Legislativo. "A população terá ainda mais possibilidades de se informar sobre o trabalho dos vereadores", destacou.
A celebração do acordo foi acompanhada pela coordenadora da TV Câmara, Karohelen Dias. "Esse é um momento único e histórico, muito importante para Caxias do Sul e para a Câmara de Vereadores. É um momento lindo e estou muito emocionada por dar continuidade a um trabalho que vem sendo feito há muitos anos pela Câmara e que nessa legislatura conseguimos dar andamento e obter a assinatura desse termo tão representativo para a comunicação da cidade", ressaltou.
Além da transmissão do sinal aberto para toda a população caxiense, também poderão ser acessados os conteúdos da TV Assembleia, da TV Câmara nacional e da TV Senado, que ficarão disponíveis por meio de subcanais, através de um sistema de multiprogramação em um mesmo canal.