Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 136 anos da emancipação política de Caxias do Sul

A homenagem foi realizada durante a sessão ordinária desta quarta-feira, no plenário da Casa


Os 136 anos da emancipação política de Caxias do Sul foram celebrados em homenagem da Câmara Municipal, realizada durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17/06), no plenário da Casa. A cerimônia antecipou a data de 20 de junho, quando a cidade estará de aniversário. Na condução dos trabalhos, estava o presidente do Legislativo, vereador Wagner Petrini/PSB. O Dueto (in)verso fez uma apresentação artística.

Coube ao presidente Petrini se pronunciar em nome do conjunto do Parlamento. De acordo com ele, a vontade de construir um futuro melhor para as suas famílias ditou o rumo daqueles que, nos primórdios, constituíram a vida em solo caxiense. “Ao longo das décadas, a cidade se consolidou como potência econômica e social, a partir da indústria, do esporte, da inovação e da geração de oportunidades”, destacou. O parlamentar enfatizou o papel das pessoas, incluindo o agricultor, o empreendedor, entre outros.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou marcos, como a chegada do trem. “O povo de Caxias está preparado para enfrentar os desafios, com espírito acolhedor. Somos referência nacional e internacional na indústria, no desenvolvimento e na tecnologia. Por ano, acolhemos mais de 40 nacionalidades”, observou. Em seguida, aproveitou para convidar à comemoração oficial, neste sábado (20/06), às 16h, na Praça Dante Alighieri.

Anualmente, durante a Semana de Caxias, a Câmara enaltece o aniversário da cidade, lembrando o dia 20 de junho de 1890 como a data em que o município se desligou de São Sebastião do Caí. Além do 135º ano de emancipação política, neste mês, são comemorados os 115 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que ocorreu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.

A emancipação

Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias já possuía 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes. Queriam melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Além dos problemas de escoamento da produção, os colonos continuavam pagando suas dívidas à Comissão de Terras e, como distrito de São Sebastião do Caí, também pagavam imposto sobre a propriedade. Insatisfeitos com a situação, comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.

Em ofício de 1º de maio de 1890 direcionado ao governador do Estado, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí posicionou-se favorável à emancipação. Assim, em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais.

* Fonte: livro Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul.

17/06/2026 - 18:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo