Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal participa do 43º Encontro Nacional da ABEL

Evento reuniu representantes de Escolas do Legislativo de todo o país em Fortaleza (CE)


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul participou do 43º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que ocorreu entre os dias 17 e 19 de junho de 2026, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), em Fortaleza. O evento, promovido pela ABEL em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE), teve como representante do Parlamento caxiense o Diretor da Escola do Legislativo, Cristiano Muniz.

Com o objetivo de promover a reflexão sobre os desafios e oportunidades da educação legislativa, além de incentivar o compartilhamento de boas práticas entre as instituições participantes, os três dias de encontro foram marcados por intensa programação composta por palestras, oficinas, mostra de projetos e o 11º Prêmio ABEL 2026, que trouxe reconhecimento nacional às melhores iniciativas em educação legislativa do ano de 2025.

A abertura do evento ficou a cargo de Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal, que proferiu uma palestra sobre equidade e liderança feminina, compartilhando com os participantes do encontro sua experiência enquanto mulher e gestora de alto nível no Congresso Nacional. Em sua fala, refletiu sobre desafios das mulheres em cargos de gestão e estratégias para lidar com o machismo estrutural em instituições públicas, inspirando as participantes do evento a buscar o sucesso profissional sem abrir mão do convívio familiar e do cuidado aos filhos.

O segundo dia de atividades iniciou com a apresentação das delegações, seguida de uma palestra de Renina Valejo sobre o programa de modernização legislativa Interlegis, gerido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal. A servidora, que é Chefe do Serviço de Relacionamento do Interlegis, destacou a importância da atuação conjunta das instituições na promoção de ações de educação para a cidadania e na capacitação dos servidores do Poder Legislativo em âmbito municipal, estadual e federal.

Na sequência, foi realizada a oficina “Entre medir e partilhar: organizando o que sabemos para fortalecer as Escolas do Legislativo – alinhamento conceitual e de propósito”, coordenada por Ruth Schmidt, Diretora-Geral da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Trata-se da continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos encontros nacionais da ABEL, realizados em Natal (RN) e Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de construir um documento de referência que estabeleça indicadores capazes de orientar e fortalecer a atuação das Escolas do Legislativo e de Contas em todo o país.

Fechando o segundo dia de evento, a Mostra Nacional de Educação Legislativa expôs projetos, materiais e experiências de Escolas do Legislativo de todo o Brasil, voltados à educação legislativa e à formação cidadã, visando o compartilhamento de conhecimentos, boas práticas e a troca de experiências entre gestores e profissionais da área.

O último dia de encontro começou com a palestra “Educação para a Cidadania em Rede: construindo cidadania”, ministrada por representantes da Fundação FHC. Beatriz Kipnis, gerente do Centro de Estudos e Debates, e Laura Mollo, curadora do Centro de Memória e Pesquisa, apresentaram oportunidades de colaboração desta instituição com as escolas associadas à ABEL, por meio da disponibilização de materiais de educação para a cidadania voltados a educadores, de conteúdos sobre democracia para o público em geral, e de fontes de pesquisa e formação técnica em documentos.

Em seguida, foram anunciadas as publicações selecionadas no Chamamento Edições Câmara/ABEL, uma parceria da Associação com a Câmara dos Deputados, que contemplou obras de Escolas do Legislativo que primaram pela qualidade e pela contribuição para a educação cidadã e o fortalecimento da democracia. Obtiveram a distinção publicações das Escolas do Legislativo das Câmaras Municipais de Pau dos Ferros (RN) e Gravataí (RS).

Outro momento marcante foi o 11º Prêmio ABEL 2026. Ao todo, 15 projetos de todo o país foram reconhecidos nas categorias Fiscalização, Comunidade, Educação Legislativa, Inovação e Publicação. O Rio Grande do Sul se destacou com iniciativas premiadas das Escolas do Legislativo das Câmaras Municipais de Novo Hamburgo e Uruguaiana. O encerramento do 43º Encontro Nacional da ABEL também contou com a divulgação do Censo de Escolas do Legislativo e a leitura da Carta de Fortaleza, documento que sintetizou os resultados das atividades desenvolvidas no evento.

Em seu primeiro ano como gestor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Cristiano Muniz salientou a importância da participação no encontro para a troca de conhecimentos, networking e intercâmbio de experiências:

“Foi uma oportunidade única de aprendizado e de conhecer experiências exitosas de outras Escolas do Legislativo. Para mim os pontos altos do encontro foram os grupos de trabalho da oficina e a mostra de trabalhos das Escolas, onde pude conversar com representantes de outros Estados, conhecer suas realidades e os desafios em comum. Agora vamos utilizar o conhecimento adquirido e aplicar ao nosso contexto, buscando sempre o aprimoramento dos projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo caxiense”, afirmou Muniz.

Redator: Cristiano Muniz (Escola do Legislativo)

26/06/2026 - 18:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo