Voltar para a tela anterior.

Engenheiros do Daer irão vistoriar Rota do Sol nos próximos dias para definir melhorias

Promessa foi feita hoje pelo secretário de Infraestrutura Caleb de Oliveira em reunião com vereadores caxienses


Representantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo de Caxias do Sul receberam uma boa notícia do secretário Estadual de Infraestrutura e Logística em reunião realizada da manhã de hoje (13), em Porto Alegre. Caleb assegurou que engenheiros do Daer virão para a cidade nos próximos dias para analisar os pontos críticos da RST-453, a Rota do Sol, e definir estratégias para minimizar a insegurança nos acessos a localidades e distritos.

"Uma excelente notícia, mas todos iremos cobrar essa soluções, porque em outras oportunidades também prometeram vinterceder na estrada, mas nada foi feito", destacou o presidente da CDUTH, vereador Mauro Pereira (PMDB).

Além do peemedebista, estiveram na reunião os vereadores Edi Carlos (PSB), Neri Pereira (DEM) e Raimundo Bampi (PSB), além dos deputados estaduais Marcos Daneluz (PT) e Vinicius Ribeiro (PDT), um representante do deputado estadual Paulo Borges e o presidente da Associação Serrana de Transportadores de Passageiros por Fretamento, Paulo Cesar Santos. Representando o Daer, esteve o diretor de Gestão e Projetos, Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira. Pela secretaria de Infraestrutura, também compareceu o diretor, José Luiz Barbosa.

"Já tivemos acidentes graves com ônibus, mas graças a Deus eles estavam vazios. Se estivessem lotados, teríamos notícias de tragédias na Rota", destacou Santos. 

O encontro durou uma hora e meia e o secretário Caleb fez questão de ouvir todas as reinvindicações, mostrando-se disposto a ajudar. Ele destacou que medidas na Rota do Sol devem ser tomadas a "curto, médio e loongo prazos", porém, a data para a vistoria dos engenheiros do Daer não ficou marcada.

As reivindicações entregues ao secretário - acrescidas de um vídeo mostrando as dificuldades nos acessos à Rota do Sol, reportagens publicadas na imprensa, Indicações encaminhadas ao Estado nos últimos anos e panfletos sobre a insegurança na estrada - foram as seguintes:

1- Há anos os motoristas que pretendem acessar a Rota do Sol vindos de localidades e distritos caxienses têm enfrentado inúmeras dificuldades, como é de conhecimento das autoridades e com ampla divulgação da imprensa local.

2- O intenso trânsito de veículos na estrada tem gerado engarrafamentos nos trevos de acesso da Rua Atílio Andreazza, Distritos de Fazenda Souza, Vila Oliva, Santa Lúcia, Vila Seca, comunidades de São Bráz e Beviláqua, comunidade de Santo Homobom, Bairro Industrial, Bairro Serrano via Travessão Leopoldina, trevo de acesso ao posto São Luiz - bairro Santa Fé e bairro Monte Bérico. As principais dificuldades estão concentradas no começo da manhã, por volta das 7h30min, e no final da tarde, após as 17h, durante praticamente todos os dias da semana.

3- Além disso, está cada vez mais comum a ocorrência de acidentes nesses trechos, alguns com mortes, como os quatro óbitos ocorridos nos dias 2 e 3 de março.

4- No dia 7 de março, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal na qual - por meio de um vídeo e de um relatório dos locais problemáticos - foi traçada uma radiografia dos problemas na rodovia. Diversas autoridades e moradores participaram do encontro.

5- No dia 10 de março, cerca de 200 moradores e motoristas organizaram uma manifestação pacífica no acesso ao distrio de Fazenda Souza visando a conscietizar os motoristas para os riscos iminentes na estrada e sobre a necessidade da intervenção urgente do Estado. Panfletos foram entregues aos usuários da estrada.

6- Em assembleia no mesmo dia, os moradores e usuários deliberaram uma solicitação ao Governo do Estado (ou por parceria com o município) para que construa imediatamente quebra-molas no local (Fazenda Souza), caso contrário as manifestações continuarão.

7- De maneira urgente e sempre pensando em preservar vida, é necessário que sejam colocados quebra-molas, redutores de velocidade, lombo-faixas e melhor sinalização. Mas sabemos que o ideal seria a construção de rótulas, passagens de níveis e viadutos nesses locais mais problemáticos.

Ainda sobre a situação da estrada, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) convidou o vereador Mauro e demais representantes da CDUTH para uma reunião na tarde de hoje, às 16h30min, na Prefeitura, para discutir estas demandas. Representantes das polícias rodoviárias Estadual e Federal também devem estar presentes.

13/03/2013 - 15:50
Gabinete do Vereador Mauro Pereira
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo