Voltar para a tela anterior.
A lei do vereador Rafael Bueno/PDT que denomina uma estrada municipal em Ana Rech como Maestro Enio Pozza foi sancionada no final da tarde desta quinta-feira (22/11), Dia do Músico, pelo prefeito Adiló Didomenico.
Enio Pozza nasceu em Encantado/RS. Filho de João Carlos Pozza e Cecília Maria Hermann, casou-se com dona Jonny Maria Pierozan em 1950, quando passou a residir em Daltro Filho - 4º Distrito de Garibaldi (atual município de Imigrante). Da união, nasceram quatro filhos: Tania Maria Martinazzo, Ana Elisabete Pozza, Carlos Alberto Pozza (falecido com um ano e quatro meses) e Maria Cecília Pozza, e uma neta, Poliana Martinazzo. Em Daltro Filho, Enio foi sempre muito ativo nas atividades da comunidade, e as portas da casa, na rua principal da pequena vila, estavam sempre abertas a quem chegava. Por lá, também fundou e regeu o Coral da Comunidade e foi nomeado Juiz de Paz no início dos anos 1960.
Enio se mudou para Caxias do Sul em maio de 1967, fixando residência no bairro Lourdes. Trouxe na bagagem seu espírito coletivo e de voluntariado. Além disso, estava decidido a não abandonar sua paixão pela música, que foi fundamental para a formação do Coral da Comunidade da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Nos anos 70, foi convidado a integrar a OSCA (Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul) e, no início dos anos 80, foi um dos fundadores e primeiro maestro do Coral Típico de Ana Rech. Mais tarde, Enio encontrou tempo para se dedicar a um projeto antigo: tocar tangos e boleros. Faleceu em 30 de junho de 2002.
"Que alegria poder participar nesta tarde da sanção de uma lei que propus denominando a via pública como Estrada Municipal Maestro Enio Pozza, pai da minha amiga de tantas lutas e ex-presidente do PDT Maria Cecília Pozza", destacou Rafael Bueno.
Acompanharam a sanção, além do prefeito e do vereador, o secretário de Governo, Flávio Cassina, a filha Maria Cecília e Gregório Martinazzo Nunes, bisneto do maestro Enio Pozza.