Voltar para a tela anterior.

Luiz Pizzetti dará nome a caminho na frente da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Homenagem proposta pelo vereador Rafael Bueno eterniza ainda mais história do líder comunitário falecido há cinco anos


Luiz Pizzetti talvez tenha sido o homem que mais entrou pela porta principal da Câmara Municipal de Caxias do Sul levando reivindicações de moradores de bairros, discursando em favor dos menos favorecidos e lutando pela democracia. Com esses pensamentos, o vereador Rafael Bueno/PDT teve a ideia de prestar uma justa homenagem ao seu amigo falecido há cinco anos, colocando o nome de Pizzetti no passeio de jardim recém construído em frente ao prédio do Legislativo como "Caminho Luiz Pizzetti". Ele morreu no dia 25 de dezembro de 2018, aos 94 anos, deixando, além da mulher, Hyeda (que nasceu no mesmo dia do marido, em 1º de abril), os filhos Cleia, Felipe e Aquiles, já falecido, além de cinco netos e três bisnetos. Seu Pizzetti, como era carinhosamente chamado, foi presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob) Madureira e um dos entusiastas da construção da UBS do bairro, inaugurada em 2002. Pizzetti exerceu a função de vereador, como suplente, em 1964, mas foi cassado. O mandato foi devolvido pela Câmara Municipal, com voto favorável do vereador Bueno, em 2015. 

O projeto "Caminho Luiz Pizzetti" foi aprovado pelo Legislativo na última sessão do ano, nesta quinta-feira (14/12). Uma placa em homenagem a Pizzetti está instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Madureira e agora também haverá outra na Câmara Municipal, a partir do projeto aprovado por unanimidade. Quando a placa foi colocada, o vereador também plantará flores em homenagem ao amigo.

“Uma homenagem justa para uma pessoa lutadora, que sempre foi um caminho entre a comunidade que mais precisava e o Poder Legislativo. É uma lembrança singela, mas muito merecida. Isso é questão de justiça, afinal, por onde ele passou deixou a defesa das suas convicções. Meu amigo deixou um legado de impressionante dedicação aos movimentos comunitários, políticos ou sociais”, destacou Bueno.

Em nome da família, Cleia, filha de Pizzetti, agradeceu a homenagem:

"Meu pai estará sempre presente em cada canto de Caxias pelo legado que ele deixou, e a Câmara Municipal era sua segunda casa. Ele era a pessoa que ia atrás do melhor para os mais necessitados, e também sempre dizia: somos um por todos e todos por um. Viveu e lutou brava e incansavelmente por uma sociedade mais justa sem quaisquer lacunas para a dúvida ou a incerteza. Foi um líder guerreiro e um ser humano de rara força e beleza."

15/12/2023 - 10:59
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo