Voltar para a tela anterior.
Desde que foi eleita para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, a vereadora Marisol Santos/PSDB tem falado, em seus discursos, do interesse em aliar a gestão da Casa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na tarde desta terça-feira (16/01), a parlamentar reuniu-se, de forma remota, com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, o PNUD, da ONU Brasil.
O Chefe da Assessoria de Comunicação do Legislativo, Marcelo de Gregori, e a Diretora-Geral da Casa, Luzia Ester Santos Oss, acompanharam o encontro com Ieva Lazareviciute, coordenadora de Desenvolvimento Territorial, Luciana Bruno, Analista de Comunicação, e com Livia Gomes Karkow, Assistente de Projetos de Cooperação Técnica Internacional da ONU no país.
A vereadora Marisol apresentou o desejo de aproximar a sua gestão a frente da Casa a aplicação dos ODS e solicitou apoio da organização na construção desse processo: “Sabemos que primeiramente o público interno da Câmara precisa se apropriar do assunto, então queremos a parceria do ONU também nesse caminho da formação dos servidores, estagiários, vereadores e suas assessorias”, pontuou.
Ieva pontuou a relevância dos ODS: “São 17 focos principais que, juntos, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Temos muito interesse na construção dessa ponte com a Câmara de Caxias do Sul e com o território dessa região do Rio Grande do Sul”, disse. Ela também destacou que o foco dos projetos apoiados pelo PNUD estão na sua maioria localizados na região Norte e Nordeste do país, onde os indicadores são mais preocupantes, mas colocou a ONU Brasil à disposição para auxiliar no que for necessário ao Legislativo caxiense.
A presidente Marisol Santos irá encaminhar, nos próximos dias, o memorando de interesse em firmar a parceria com a ONU para que a Câmara esteja comprometida com a implementação dessas estratégias. Segundo a parlamentar, desde janeiro também há um contato com a Universidade de Caxias do Sul para pensar nessas questões: “Queremos unir o conhecimento da academia e a expertise da ONU Brasil na construção de uma Câmara de Vereadores que esteja realmente engajada com as pautas que impactam na vida das pessoas, como a erradicação da fome, a questão do clima e da equidade de gênero, por exemplo”, disse.