Voltar para a tela anterior.
O convite para a 2ª etapa do evento Trilhas e Montanhas Actvitta, alusiva à 34ª Festa Nacional da Uva, foi feito pelo vereador Gilfredo De Camillis/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (07/02). As provas acontecerão a partir das 8h do próximo dia 17 de fevereiro (sábado), na 3ª Légua. Pediu que todos participem das caminhadas e corridas, nos formatos de 21 km, 10 km e 6 km. Os inscritos terão acesso liberado ao Parque Mário Bernardino Ramos (pavilhões), ao longo da festividade, que acontece de 15 de fevereiro a 3 de março.
O socialista criticou a Secretaria Municipal do Turismo pelo que considerou como falta de atenção ao potencial turístico da 3ª Légua. “Ela é rica em paisagens, gastronomia, esportes e aventura, aspectos que não são aproveitados para a atração de turistas e para o desenvolvimento econômico local”, lamentou.
De Camillis relatou já ter reivindicado uma série de melhorias, em favor da infraestrutura da Estrada Municipal do Imigrante. Disse que problemas semelhantes se repetem na Rota do Sol (RSC-453), causando insegurança a condutores de veículos automotores e pedestres das imediações. Com relação à Rota, lembrou que entregou documento sobre a situação, em mãos, ao governador Eduardo Leite.
O vereador Alberto Meneguzzi/PSB contou que a sua família é oriunda da 3ª Légua. Para ele, as carências da localidade também seriam resultado do baixo orçamento disponibilizado à Secretaria do Turismo. Mesmo assim, solicitou sinalização específica aos ciclistas e melhor aproveitamento de trajetos, museus, grutas, cantinas, etc.
Na mesma linha, o vereador Lucas Caregnato/PT comentou que uma tia dele reside naquela região, que conta com estradas transversais. “Há grande concentração de produtores de uva. Mas, faltam cantinas habilitadas à visitação. Com isso, existe o risco de, durante a Festa da Uva, turistas terem que recorrer a Bento Gonçalves, em busca de experiências vitivinícolas”, observou.
No decorrer do seu pronunciamento de hoje, De Camillis ainda tratou de outros temas, tais como: a recente criação, no Legislativo, da Comissão de Acessibilidade, Inclusão Social e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, presidida por ele. “Esses cidadãos merecem maior protagonismo na cidade”, alertou. Segundo ele, outros fatores que seguem sem o devido enfrentamento na cidade dizem respeito à zeladoria e à acessibilidade, em calçadas e vias públicas.
Em reconhecimento ao trabalho do colega, manifestaram-se os vereadores Clóvis de Oliveira/PRD, Lucas Diel/PDT e Zé Dambrós/PSB.
Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias: