Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta terça-feira (27/02), o prefeito Adiló Didomenico/PSDB sancionou a Lei nº 9.082/2024, de autoria do vereador Lucas Diel/PDT, que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul, o Dia do Doador Voluntário de Sangue, a ser comemorado anualmente em 25 de novembro.
O objetivo desta lei, além de homenagear os doadores, é ressaltar a importância da doação regular de sangue e da sensibilização de novos voluntários e dos já existentes. É uma meta constante dos hemocentros em todo o país, que lutam para manter os estoques de sangue abastecidos, visto que muitas vezes o medo e a desinformação impedem que as pessoas doem sangue e salvem vidas.
Para o parlamentar, é fundamental que o poder público estimule a doação de sangue como ato relevante de solidariedade humana e compromisso social, especialmente por se tratar da preservação da vida e da saúde, princípios garantidos constitucionalmente.
O doador de sangue deve apresentar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50kg.
Mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano. Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em um ano.