Voltar para a tela anterior.
Passou pela primeira discussão o projeto de lei (PL) 67/2024, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21/05), que solicita a inclusão do Rodeio de Vila Oliva no Calendário Oficial de Eventos do Município. A proposição é do Executivo e deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Conforme o documento, o rodeio é realizado anualmente, no mês de novembro, no Parque de Rodeios Vila Oliva. O evento possui data exclusiva no calendário da 25ª Região Tradicionalista/MTG. O ofício destaca que o rodeio é promovido pelo CTG Parque de Rodeios Vila Oliva e tem como objetivo criar um ambiente para educar os filhos e para convivência familiar, cultivando as tradições gaúchas.
O PL frisou que, no dia 30 de novembro de 2003, durante a 9ª edição do evento, ocorreu a primeira missa rezada e com participação a cavalo do Brasil, a qual está registrada no Ranking Brasil. No dia 18 de novembro de 2007, durante a 13ª edição do evento, foi inaugurado o Monumento ao Cavalo.
Ainda conforme o documento, o parque foi o pioneiro no incentivo da participação das mulheres nas provas campeiras, criando, em 1997, o primeiro piquete de prendas. A festa segue a tradição da realização de um rodeio por ano, sempre no mês de novembro. O Rodeio de Vila Oliva trabalha com provas de tiro de laço, gineteada, laço em vaca parada e concursos artísticos, shows, bailes, o tradicional churrasco no espeto de madeira, acampamento e missa crioula.