Voltar para a tela anterior.
O plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul recebe, na próxima terça-feira (28/05), sessão solene alusiva aos 50 anos da Associação de Umbanda Caxias. O proponente da homenagem é Adam Rech/PSB, que ocupou cadeira no parlamento de 26 de março a 09 de abril deste ano. A homenagem acontece a partir das 19h.
Fundada em 15 de janeiro de 1974 pelo Babalorixá Lauro de Oxum, a Associação de Umbanda Caxias teve sua reativação marcada em 26 de dezembro de 1995, sob a liderança do Babalorixá Saul de Ogum, com o apoio essencial de Jorge Airton de Souza, Vitalino Cescon, Tânia de Yemanjá, Antônio de Ogum e Eneo de Ossanha.
Ao longo dos anos de dedicação à causa da fé e das religiões de matriz africana, a Associação empenhou-se em promover a integração e em resgatar a riqueza cultural afro-brasileira, assim como os fundamentos da Umbanda.
Destacando-se como uma referência na comunidade, a Associação de Umbanda Caxias organizou nove congressos, conduziu sete procissões em honra ao Orixá Ogum, e realizou cinco cerimônias de entrega do troféu "Compromisso pela União", reconhecendo o trabalho dedicado dos caciques, babalorixás e yalorixás.
De acordo com o proponente, o Parlamento se integra às comemorações: “É uma forma de enfatizar o orgulho das origens africanas da comunidade”, exalta. O presidente da Associação, Saul Medeiros, estará presente no evento.
A cerimônia será transmitida ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais da Câmara (Facebook e YouTube).