Voltar para a tela anterior.
O projeto “Nosso Voto, Nossa Voz” do Parlamento caxiense chega a mais uma plataforma digital a partir desta sexta-feira (07/06), quando estreia em podcast com episódios de orientação aos eleitores sobre o pleito municipal deste ano. Criada em 2022 pela Escola do Legislativo e colocada em prática pela TV Câmara Caxias, a iniciativa começou no formato de vídeo veiculado no ambiente televisivo e pelas redes sociais. Neste ano, continuará nesses moldes, ganhando adaptação em novo formato e também somente em áudio, para que os cidadãos e cidadãs possam acessar as informações com mais facilidade.
Na essência, “Nosso Voto, Nossa Voz” é uma proposta de educação política da Escola do Legislativo da Câmara de Caxias, em que especialistas são entrevistados pelos comunicadores da Casa com o objetivo de provocar debates sobre temas relevantes à sociedade. “Por meio desse projeto, percebemos quanto o poder Legislativo tem força e responsabilidade na hora de bem informar a população sobre tudo o que envolve um dos nossos principais direitos que é o de votar, o de escolher quem vai nos representar nas diferentes esferas do poder”, ressalta a presidente da Câmara Municipal, vereadora Marisol Santos/PSDB, que era diretora da Escola do Legislativo em 2022, ano em que o “Nosso Voto, Nossa Voz” foi lançado em vídeos.
Para a edição de 2024, em podcast, estão previstos cinco episódios de cerca de 40 minutos de duração, com lançamento sempre às 19h das sextas-feiras. Os programas contam com a apresentação do chefe da Assessoria de Comunicação do Legislativo, o relações-públicas Marcelo de Gregori. A disponibilidade em áudio será nos serviços de streaming Amazon Music e no Spotify. Paralelamente, trechos desse material serão editados e inseridos nas redes sociais e no YouTube Shorts do Parlamento municipal, em formato de cortes, com o intuito de prestar um serviço informativo permanente à comunidade também no ambiente digital.
Marcelo de Gregori lembra que, na Festa da Uva 2024, a Câmara executou, no formato piloto, a estreia do podcast “Caxias Conversa”. Diante do retorno recebido, planejou-se esse modelo também para o “Nosso Voto, Nossa Voz”. “Ao aprimorarmos nossas plataformas com informações que ajudam a melhorar o cotidiano dos caxienses, a exemplo desse novo podcast, estamos fortalecendo o contato com a comunidade e o compromisso de uma comunicação pública horizontal e eficiente, chamando as pessoas a intensificarem a presença e o envolvimento com o meio parlamentar”.
O primeiro episódio do podcast vai ao ar neste dia 7 de junho e aborda “Eleições 2024: o processo eleitoral e a democracia”, com participação do advogado Frederico Cattani e do historiador e servidor da Câmara Eduardo Reis. O segundo episódio trata de “Deep Fake, Fake News e a indústria da desinformação”, com jornalistas de agência de checagem e do chefe de cartório Edson Borowski. “Jovens, mulheres e pessoas idosas: política para quem?” é o assunto do terceiro episódio. São convidados o jornalista Antônio Braga, a advogada Fernanda Pimentel e o estudante Enzo Emmer, jovem que vai votar, pela primeira vez, em uma eleição.
Para o quarto episódio, está programado um bate-papo com o título “Nesta urna eletrônica, dá pra confiar?”. Entre os entrevistados, estão o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Daniel Wobeto; a coordenadora do Curso de Ciência da Computação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Fátima Webber do Prado Lima; e o advogado e presidente de seção eleitoral Patrick Mezzomo. Para fechar a série, o quinto episódio traz um “Resumo sobre as eleições 2024: pode ou não pode?”, com especialistas da área política, instruindo os leitores em relação às regras em vigor.
A produção e a veiculação do podcast não vão gerar custos extras ao Parlamento. A operação técnica dos áudios e vídeos veiculados pela Casa já consta no contrato de transmissão das sessões e trabalhos da Casa via TV Câmara.