Voltar para a tela anterior.
A paratleta Maria Eduarda Stumpf, 19 anos, recebeu incentivo e aplausos do plenário caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/06), quando a presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos, saudou o nome da jovem, que participará da Paralimpíada 2024, em Paris, na França. Os jogos ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro e Maria Eduarda disputará medalha no taekwondo, arte marcial de origem coreana considerada esporte de combate.
“Quero compartilhar uma história de conquistas, de disciplina, muito treinamento e superação. Vocês sabiam que a gente tem hoje, nesse plenário, uma das grandes esperanças do Brasil, nos jogos paraolímpicos de Paris? Sim, uma megacampeã brasileira, integrante da seleção, ouro nos jogos parapanamericanos e que agora vai nos dar ainda mais orgulho nos jogos mundiais”, anunciou Marisol, direcionando-se à Maria Eduarda Stumpf, que estava na plateia, ao lado da mãe Elisangela, do treinador Daniel Brisotto, e do secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Citton.
A vereadora, que é jornalista e relações-públicas de formação, foi conhecer Maria Eduarda na Associação Caxiense de Taekondo, na Universidade de Caxias (UCS), onde a atleta treina quase que diariamente, e fez questão de gravar um vídeo, relatando o percurso da jovem em relação à saúde e à prática esportiva. A família de Maria Eduarda veio de Itaqui para Caxias do Sul em busca de mais recursos e de tratamento para uma lesão braquial no braço esquerdo, adquirida ainda no parto. “Fisioterapia, cirurgias, muito cuidado, muito amor e a iniciativa dos pais de abrir caminhos e encaminhar a Maria Eduarda para o esporte foram construindo essa trajetória que hoje é um grande orgulho. Tu tens a nossa torcida, a nossa oração, o nosso carinho e o nosso aplauso. Obrigada por nos inspirar e mostrar que na vida nada é impossível”, afirmou Marisol, emocionada.
Em apartes, elogiaram a legisladora pela abordagem e Maria Eduarda, pela coragem, esforço e dedicação, os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Lucas Caregnato/PT, Olmir Cadore/PSDB, Professor Zanchin/NOVO e Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS. Por fim, Marisol lembrou que Caxias do Sul também terá presença em jogos paraolímpicos no judô, com o atleta Marcelo Casanova.