Voltar para a tela anterior.
Entusiasta e líder do projeto da implantação de um Centro de Referência e Atendimento à Pessoa Idosa na cidade, o vereador Rafael Bueno/PDT e representantes de entidades ligadas à causa da pessoa idosa e à área da saúde em Caxias do Sul participaram na manhã desta sexta (5/12), no Centro de Cultura Ordovás, de uma reunião com o Conselho Municipal do Idoso. Já está garantida para o centro uma emenda de R$ 300 mil entregue pela deputada federal Denise Pessôa/PT ao Hospital Virvi Ramos, que esteve representado na reunião pela diretora-geral, Cleciane Simsen, para custear as primeiras ações. Por mais de uma hora, o vereador, representantes das áreas e conselheiros debateram e começaram a encaminhar as primeiras ações para que o centro se torne uma realidade em breve.
Recentemente, Bueno e uma comitiva visitaram uma experiência semelhante em Santa Maria, um ambulatório que presta atendimento de saúde exclusivo à pessoa idosa. Na reunião, participaram representantes da Secretaria Municipal da Saúde, da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho do Idoso, do Virvi Ramos e representantes de outros órgãos. A ideia é de que o local promova um serviço intermediário, quer dizer, não um plantão de prontoatendimento nem um hospital para demandas de média e alta complexidades. Assim, cuidará de idosos que precisam de atendimento para saúde auditiva, visual, socioassistencial ou psicológico, por exemplo, serviços já existentes no Virvi Ramos.
"Estamos próximos da concretização do sonho de trazer mais qualidade de vida aos idosos de Caxias do Sul, porque muitos estão sofrendo pela falta de atendimento e pela longa espera para consultas, exames e cirurgias. Essa ideia nasceu no meu gabinete, teve participações importantes e tomou grandes proporções com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa e também do Conselho Municipal do Idoso. A abertura ocorrerá nos próximos meses, a partir da estruturação e adequação do Virvi Ramos", destaca Bueno.
A escolha do Virvi Ramos, de acordo com o parlamentar, ocorreu porque o hospital já conta com a estrutura necessária. Mas existe a preocupação com a continuidade do serviço, por isso, o tema vem sendo muito debatido entre as partes envolvidas.
Bueno ressalta que os dados referentes aos idosos na cidade são alarmantes.
Por exemplo, hoje estão internados em leitos SUS 121 usuários no Hospital Geral, 46 no Hospital Pompéia e 25 no Hospital Virvi Ramos. A lista de espera por leitos é de 20 idosos na UPA Central e de 8 na UPA da Zona Norte. Atualmente, 21.042 usuários idosos aguardam a primeira consulta com especialistas médicos. Na lista de espera para exames em geriatria são 196 idosos, neurologia (826), pneumologia (59) e colonoscopia (346).
No primeiro semestre de 2024, foram 77.830 atendimentos na UPA Central, destes 9.095 (11,8%) de idosos. Na UPA da Zona Norte, totalizaram 48.924, dos quais 5.795 (11,7%) tinham mais de 60 anos. As internações em 2023 foram 6.997 e, em 2024, 1.780 (até março).
Em Caxias do Sul, hoje vivem 35.834 idosos homens e 47.380 mulheres, totalizando 83.214 pessoas.