Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta quarta-feira (13/11), 73 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catulo da Paixão Cearense movimentaram o Parlamento caxiense para entenderem o papel que a instituição promove na comunidade. Eles foram recepcionados e guiados pelo historiador Eduardo Reis e pela relações-públicas Cristiane da Fonseca, ambos servidores públicos da Casa.
Na oportunidade, os servidores explicaram sobre o funcionamento do Legislativo e guiaram os alunos até o plenário para acompanharem a sessão ordinária e o trabalho dos parlamentares. Em seguida, foram conduzidos pela rampa até os principais setores da Câmara. Também visitaram as parreiras externas que compõem a fachada do prédio.
Ao final da visita, foram cumprimentados pelo vereador Maurício Scalco/PL e levados até o jardim em frente à Casa, para registrarem uma foto. A instituição fica localizada à Rua Luiz Antunes, 945, Bairro Panazzolo, em Caxias do Sul.
Sobre a Escola Catulo da Paixão Cearense
A instituição foi criada como escola isolada pelo decreto municipal 15, de 16 de maio de 1949. No dia 20 de agosto de 1950, foi então aberto à comunidade do bairro Panazzolo o Grupo Escolar Catulo da Paixão Cearense, em uma casa de madeira. A área total da escola, na época, era de 87 metros quadrados. Inicialmente, contava com apenas duas salas de aula, onde a professora Irma Santini e a diretora Guilhermina Poloni Costa atendiam alunos de 1ª a 4ª série.
Com o passar dos anos, o número de alunos foi crescendo e, para isso, foi necessário expandir as dependências da instituição para maior comodidade e eficiência. Por isso, em 1972, um novo prédio foi construído em um terreno de 5,5 mil metros quadrados, na esquina das ruas Luiz Antunes e Antunes Cervásio, no bairro Panazzolo.
Em 1983, a instituição de ensino recebeu autorização para o Funcionamento de Classe Especial, para o atendimento de estudantes com algum tipo de deficiência. Atualmente, a escola possui nove salas de aula, biblioteca, laboratório de informática educativa, sala de apoio pedagógico, sala da coordenação pedagógica, sala de recursos multifuncionais, secretaria, sala da direção, cozinha, banheiros, ginásio fechado e coberto e dois parques infantis. A escola tem capacidade para 462 estudantes e o quadro docente é composto por 42 professores.