Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos participa de reunião para viabilizar ressonância magnética para Hospital Virvi Ramos

Videoconferência ocorreu na manhã desta terça-feira (25/02)


A vereadora Marisol Santos/PSDB participou nesta terça-feira (25/02), de uma videoconferência com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O principal tema da reunião foi a necessidade de aquisição de um equipamento de ressonância magnética para o Hospital Virvi Ramos, que hoje atende pacientes SUS de Caxias do Sul e região. A solicitação foi apresentada à vereadora em reunião na semana passada e, diante da urgência e da importância da demanda, a parlamentar assumiu o compromisso de reforçar o pedido junto ao governo estadual.

O projeto já foi protocolado pelo hospital e aguarda aprovação do governo do estado para entrar na lista de investimentos da próxima etapa do Avançar na Saúde. A compra do equipamento permitirá a redução das filas de espera e trará mais agilidade no atendimento aos pacientes, garantindo diagnósticos mais rápidos e precisos.

O Hospital Virvi Ramos tem um papel essencial na assistência à saúde pública, com mais de 70% de sua capacidade voltada ao SUS. A instituição conta com 112 leitos exclusivos para o sistema público, além de uma recém-instalada unidade materno-infantil com UTI Neonatal. O hospital também realiza mensalmente mais de 72.240 exames laboratoriais e 900 exames de imagem.

A unidade não dispõe de uma máquina de ressonância magnética, um exame essencial para diagnósticos detalhados e tratamentos mais eficazes. Atualmente, os pacientes que necessitam deste exame precisam ser encaminhados a outras unidades de saúde, o que aumenta o tempo de espera e gera custos adicionais com deslocamentos e ambulâncias.

A vereadora Marisol Santos reforçou a necessidade da aquisição do equipamento para garantir maior eficiência nos atendimentos do SUS, especialmente considerando que Caxias do Sul é referência para outros 48 municípios da região. O investimento permitirá maior resolutividade diagnóstica e qualificará a assistência à população.

“Reafirmo meu compromisso com a saúde pública e seguirei acompanhando de perto cada etapa desse processo até que a ressonância magnética esteja disponível para quem mais precisa”, destacou a vereadora.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito Adiló Didomênico, o deputado estadual Neri, o Carteiro, a coordenadora regional da Saúde, Tatiane Fiorio, a diretora executiva do hospital, Cleciane Doncatto Simsen e o gerente de relações institucionais Luís Carlos Bolzan.

A secretária Arita Bergmann ouviu as solicitações e colocou a equipe à disposição para o acompanhamento do projeto. Ela falou sobre os recursos do programa e os investimentos inéditos de qualificação dos hospitais gaúchos. “ O hospital Virvi Ramos tem sido um grande parceiro do governo do estado e temos a certeza do comprometimento da instituição com a comunidade”, ressaltou, afirmando que o projeto será analisado a partir da relevância da Serra Gaúcha.

26/02/2025 - 09:39
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo