Voltar para a tela anterior.
No início da noite desta quarta-feira, 16 de abril, o vereador Pedro Rodrigues (PL), acompanhado da diretoria do Conselho de Igrejas Evangélicas de Caxias do Sul (CIECS) e da Associação de Ministros e Ministérios Evangélicos de Caxias do Sul (AMMECS), entregou ao prefeito Adiló Didomenico a minuta de sugestão para a criação do Conselho Municipal da Cultura e Valores Bíblicos Judaico-Cristãos.
A entrega foi feita de forma simbólica em razão da proximidade com a celebração da Páscoa. “Fizemos questão de apresentar a proposta nesta data por ser um período que simboliza a cultura judaico-cristã, comemorado tanto por judeus quanto por cristãos”, destacou o vereador Pedro Rodrigues.
A proposta tem como objetivo principal fomentar a criação de um espaço institucional para o diálogo e organização de ações relacionadas à valorização da cultura e dos valores bíblicos judaico-cristãos. A ideia é promover iniciativas que contribuam para o combate à discriminação religiosa, incentivem a tolerância entre diferentes crenças e fortaleçam os vínculos sociais.
Entre as possíveis ações do futuro conselho estão a realização de eventos culturais e educativos, o estímulo ao diálogo inter-religioso e a valorização do trabalho social já desenvolvido pelas comunidades de fé na cidade.
Segundo os idealizadores, a criação do conselho contribuirá para a união dos seguidores dessa tradição religiosa, além de proporcionar um canal eficaz para a mediação de conflitos em contextos sociais, culturais e de segurança pública. A proposta também reforça o direito à liberdade de expressão individual e coletiva.
Além do vereador e do prefeito, participaram do encontro Pastor Paulo Lima, presidente da AMMECS; o Bispo Edmilson Muchon, presidente do CIECS; Pastor Mauro Vaz, secretário do CIECS; Roneide Dornelles, chefe da Casa Civil Municipal; e o assessor do gabinete do vereador, Pastor Sílvio Daniel da Silva.