Voltar para a tela anterior.
Os vereadores Rafael Bueno/PDT e Edio Eloi Frizzo/PSB protocolaram na manhã desta quarta-feira (30/04) um projeto de lei para incluir a Semana Municipal do Orixá Ogum, padroeiro de Caxias do Sul e do Rio Grande do Sul, no Calendário Oficial de Eventos do Município. Se aprovada em plenário, a Semana será comemorada entre os dias 23 a 29 de abril.
"Ao incluir a Semana Municipal do Orixá Ogum em nosso calendário oficial, estamos reconhecendo e celebrando a contribuição significativa do padroeiro de nossa Cidade e Estado e toda a riqueza cultural que traz", destaca trecho do projeto.
Em Caxias do Sul, há mais de 350 terreiros afiliados à Associação de Umbanda Caxias, fundada em 15 janeiro de 1974 e que associa Terreiros de Umbanda e Centros de Cultura de Matriz Africana, além de realizar diversos trabalhos em prol da religião e dos afros umbandistas de Caxias do Sul.
"Esse Orixá traduz a caracterização da cidade enquanto pujante polo metalmecânico o consagrando enquanto Padroeiro da Cidade de Caxias do Sul entre os umbandistas e os adeptos dos mais diversos ramos da religiosidade afro-brasileira da região", segue o projeto.
Em muitos aspectos, o Orixá contém similaridades com o processo de colonização e o ímpeto cultural presentes no cotidiano caxiense, então solidificado pelo lema: "Fé e Trabalho". As comemorações a Ogum são realizadas no mesmo dia em que se celebra o Santo Católico São Jorge da Capadócia, 23 de abril.
A Associação de Umbanda Caxias realizou a primeira Procissão Municipal a Ogum em 23 de abril de 1998. A concentração ocorreu na Praça Dante Alighieri e seguiu em cortejo, com a imagem de São Jorge em caminhão do Corpo de Bombeiros, até o extinto ginásio Pedro Carneiro Pereira, nas imediações do Parque dos Macaquinhos. Foi assim de 1998 até 2005.
Com a instalação do Monumento ao Orixá Ogum, todas as atividades passaram a ocorrer no entorno da Praça Lauro de Oxum, na Perimetral Sul, a partir de 2006, com a reunião de dezenas de pessoas.
Além do presidente da Associação Umbanda Caxias, Saul de Medeiros de Ogum, participaram do protocolo do projeto no Legislativo Tania Regina de Medeiros de Iemanjá, Nitael de Medeiros de Xangô, Thaís Martini de Iemanjá e Ronaldo Carvalho de Oxalá.