Voltar para a tela anterior.
Em alusão à campanha do Maio Furta-Cor, que é dedicada à conscientização da saúde mental materna, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul promoverão uma audiência pública sobre o tema. Será amanhã (06/05), às 18h30, no Plenário Nadyr Rossetti. Para quem não puder comparecer, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais da Casa (Facebook e YouTube).
A audiência será comandada pelas presidentes da Frente Parlamentar e da PEM, vereadoras Estela Balardin/PT e Rose Frigeri/PT, respectivamente. Para integrar o evento, foram convidadas a Luciane Battassini, ginecologista representante da Diretoria de Saúde da Mulher; Carolina Damião, atriz, escritora, produtora e criadora de conteúdo; Elenise Knaack, psicóloga representante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Eloísa Macedo Jesus, representante do Maio Furta-Cor 2025 em Caxias.
Estela conta que o evento também celebrará a luta antimanicomial, pauta que a inspirou a propor a criação da Semana Municipal da Luta Antimanicomial, aprovada no ano passado. “É muito simbólico que, no mês da Luta Antimanicomial, façamos alusão à Saúde Mental Materna com o Maio Furta-Cor, ambas as campanhas incorporadas recentemente no calendário oficial do município, dão visibilidade a pautas muito importantes que devem ser cada vez mais debatidas pela comunidade e a realização de uma audiência pública é mais uma das tantas ações que destacam este debate”, disse.
Para Rose, a realização da audiência ampliará o debate que, de acordo com ela, não recebe a devida atenção quando se debate sobre saúde mental. “A saúde mental materna é, ainda, um tema pouco falado, mas que precisa da atenção de toda a sociedade. No Brasil, cerca de 25% das mulheres enfrentam depressão pós-parto, a maioria delas sozinha. Com o Maio Furta-Cor, queremos trazer luz a essas questões, quebrar tabus e garantir apoio para as mães. Cuidar da saúde mental materna é também cuidar da infância, das famílias e do futuro”, complementou a vereadora.
Além de Estela, integram a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Edson da Rosa/Republicanos, Juliano Valim/PSD, Marisol Santos/PSDB, Tenente Cristiano Becker/PRD e Rose Frigeri. Fazem parte da PEM todas as sete vereadoras da XIX Legislatura (2025-2028), incluindo, além de Rose e Estela, Andressa Mallmann/PDT, Andressa Marques, Daiane Mello, Marisol Santos e Sandra Bonetto/NOVO.