Voltar para a tela anterior.

GTC convida pessoas a destinarem Imposto de Renda a fundos municipais

Representante do Grupo de Trabalho por Caxias, Gilson de Almeida informou sobre a possibilidade de aplicação de 6% do valor em benefício de projetos que atendem grupos vulneráveis


Representante do Grupo de Trabalho por Caxias (GTC), Gilson de Almeida esteve na tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (06/05), para discorrer a respeito da destinação de imposto de renda (IR) para contemplar projetos locais que atendem crianças, adolescentes e pessoas idosas. Durante seu discurso, apresentou dados referentes à possibilidade de pessoas que fazem a declaração do IR no modelo completo destinarem até 6% para fundos de apoio a grupos que necessitam.

Segundo Almeida, atualmente, o município conta com a presença de 30 entidades engajadas em informar e incentivar a população sobre a possibilidade de destinar parte do IR para auxiliar tais públicos.  Esse procedimento pode ser realizado tanto no Ano-Calendário (ano da recepção dos rendimentos), quanto no ano em que se faz a declaração. O período anual de declaração do IR está aberto e se estende até 30 de maio. “O valor (destinado) pode fazer uma diferença muito significativa para inúmeros projetos que temos no município”, afirmou o representante.

Almeida explicou que o potencial de destinação do IR pelos caxienses é grande. Entretanto, não tem atingido 10%. Para exemplificar, em 2024, o potencial era de R$ 36.545.389,64, mas apenas R$ 3.013.306,29 foram destinados aos fundos, representando 8,3%. Para ampliar esse percentual, o dirigente conta com o apoio da Casa Legislativa.

O Grupo de Trabalho por Caxias (GTC) foi criado em 2017. Composto por diferentes entidades, possui o objetivo de disseminar orientações à sociedade em relação às possibilidades da destinação do imposto de renda devido, pelas pessoas físicas e também pelas pessoas jurídicas, principalmente para as atividades dos fundos da criança e do adolescente, e do fundo da pessoa idosa. Almeida observa que muitas pessoas não fazem a destinação por não saberem dessa possibilidade. Desse modo, entende como necessária uma densa divulgação, “para que seja possível construir uma Caxias do Sul mais justa e solidária”.

 

06/05/2025 - 12:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo