Voltar para a tela anterior.
O vereador Rafael Bueno/PDT participou de uma reunião na tarde desta terça-feira (6/5) entre o Pompéia Ecossistema de Saúde e representantes do município para encaminhar os trâmites para a reforma no telhado da instituição de saúde. A verba para o trabalho foi intermediada pelo vereador junto à deputada federal Denise Pessôa/PT, que destinou uma emenda de cerca de R$ 1,5 milhão. Pela prefeitura, participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, e a secretária adjunta da Cultura, Cristina Calcagnotto.
Para o vereador, o encontro serviu para alinhavar algumas questões técnicas, que foram esclarecidas pelo Pompéia. Isso porque há uma questão a ser dirimida sobre as telhas que serão colocadas, em substituição às atuais, de barro. Segundo trecho do laudo apresentado pela Pompéia, "não havendo tombamento formal ou diretriz normativa específica que impeça o uso desse tipo de cobertura, a intervenção proposta se apresenta como tecnicamente legítima, compatível com os princípios da conservação do patrimônio." O parlamentar também agradeceu a agilidade da Secretaria Municipal do Urbanismo, mas lamentou um possível entrave que possa haver em razão das telhas antigas.
"Ficou claro que o Pompéia apresentou um laudo demonstrando preocupação com os aspectos técnicos, estéticos, funcionais e sustentáveis das telhas que serão colocadas, da cor cinza padrão CSN em substituição às telhas de barro tradicionais, em desuso e de difícil manutenção", comentou Bueno, que ainda comentou que devem ser colocadas placas solares para economizar a energia e otimizar recursos para o SUS.
Representando o Pompéia, a advogada Vanise Camassola destacou a importância da obra histórica:
"A reforma é necessária porque o telhado é muito antigo. Já vem sendo feitas várias manutenções e reformas para que o material persista consistente. Acredito que agora, juntamente com a prefeitura e a Câmara de Vereadores, no caso da intermediação do vereador Rafael, isso possa ser encaminhado. Essa obra é para todos e oferecerá o melhor serviço de saúde para o nosso paciente e para os nossos colaboradores."
Vanise também comentou sobre a preservação que a obra trará, já que o prédio tem mais de 110 anos:
"Acredito que dentro dessa questão histórica que a gente sempre leva em conta, tudo isso está sendo avaliado, acompanhado por profissionais dentro de suas áreas técnicas para que a obra aconteça da melhor forma possível".
Mais ações - O vereador lembrou ainda a busca por emendas parlamentares para destinação de recursos para o SUS do Pompéia nos últimos anos. Os recursos estão sendo destinados, além da reforma no telhado, o que nunca antes foi feito na história da instituição, melhorias em UTIs e em outros setores.