Voltar para a tela anterior.
A saúde mental será o tema de um debate realizado pela TV Câmara, ao vivo, às 14h30min de 13 de agosto, próxima terça-feira, na sala Geni Peteffi. Irão participar do programa Roda de Saberes, apresentado pela jornalista Vânia Espeiorin, o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Rafael Bueno, o presidente da entidade Mãe Amiga, Frei Jaime Bettega, a psicóloga Fabiana De Zorzi e o psiquiatra Rimon Hauli. O tema será "Saúde Mental: um chamado para o autocuidado e o olhar para o outro".
Bueno preside a Comissão de Saúde da Câmara há mais de cinco anos e sempre que possível traz o tema à tona em suas manifestações, visitas e aproximação com entidades e poder público. O pedetista ressalta que os números mostram que há longas filas de espera para pacientes serem atendidos pelo SUS na cidade, sem contar as questões que abrangem a população em geral, os lares os locais de trabalho e muitas vezes não vêm à tona", enfatizou Bueno.
"A saúde é fundamental para o bem-estar geral, afetando como pensamos, sentimos e agimos. Influencia a capacidade de lidar com o estresse, construir relacionamentos saudáveis e tomar decisões. Está diretamente relacionada à qualidade de vida e ao nosso convívio", reforçou o vereador, que teve a ideia de reunir os profissionais para debater o tema com mais amplitude para atingir o maior número de pessoas.
Para o Frei Jaime, estamos vivendo um momento desafiador.
"O mundo favoreceu a comunicação, criando diferentes ferramentas, no entanto, não podemos esquecer a essência do ser humano. Hoje, a agitação, tudo aquilo que poderia ser feito com calma, tem uma marca acentuada da ansiedade. Além disso, somos uma geração do medo, sentimos medo de tudo e de todos e, para adoecer é muito, muito fácil", entende.
Bettega entende que o momento exige reflexão, encontro e trocas de saberes:
"Isso para que a gente tenha serenidade e que o autoconhecimento possa de fato desencadear um processo de superação. É fácil adoecer, por isso é preciso prevenir. Não podemos ficar doentes, temos que chegar antes que as doenças."
Fabiana De Zorzi, mestre em Psicologia, ressalta em seus cursos de treinamento a profissionais da saúde a importância dos espaços de discussão, trocas e orientações para a população acerca da saúde mental, tão fragilizada na atual circunstância das pessoas e suas famílias. A psicóloga traz uma reflexão sobre o sentido do existir e a desapropriação do ser.
“Vivemos em uma era de ditaduras sociais que pregam como as pessoas devem sentir, pensar e agir. Uma era de processos destrutivos, onde se tem vergonha de ser quem se é. Uma era de sentir culpa pelas suas escolhas de vida. Uma era da estagnação do ser. Das perdas de sentido. Do afastar-se do que para si, faz sentido, e assim, afastando-se de quem realmente é. Tornando-se um igual, perdendo a si próprio, em meio à multidão”, destaca a especialista.
O psiquiatra Rimon Hauli foi visionário, precursor do tratamento mental em Caxias do Sul, quando pouco se ouvia falar desse procedimento, ou realmente era um tabu. Muitas pessoas tinham receio de tratar do tema e até escondiam que buscavam tratamento seja com psiquiatra ou psicólogo. Rimon está à frente o Instituto Amor e Cuidar.
"O instituto não tem fins lucrativos e foi criado com o propósito de promover saúde, bem-estar e acolhimento a pessoas idosas, crianças e adolescentes", destacou Rimon, lembrando que desenvolve projetos sociais, educativos e de saúde, sempre com base em princípios éticos, humanização e valorização da vida.
"Atuamos com foco na assistência física, mental e psicossocial, capacitação profissional, ações de prevenção, promoção da saúde e fortalecimento da cidadania. Nosso trabalho se apoia na interdisciplinaridade e na atuação em rede com profissionais da enfermagem, psicologia, psiquiatria, psicanálise, e outras áreas da saúde. Também oferecemos capacitação para o cuidado especializado com idosos, pessoas com deficiência, transtornos mentais e dependência química", destacou Rimon.
Rimon acredita que cuidar é uma urgência social:
"Vivemos em uma sociedade que envelhece rapidamente e enfrenta desafios crescentes na área da saúde mental e da inclusão. Cada ação do instituto representa um passo em direção a uma comunidade mais humana, consciente e solidária."
Como assistir - O Roda de Saberes, além da transmissão ao vivo pelo TV Câmara Caxias canal 16 da Net, poderá ser visto pelas redes sociais do Legislativo. Quem quiser também poderá acompanhar na sala Geni Peteffi, sendo que os lugares são limitados.