Voltar para a tela anterior.
A lei que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública em Caxias do Sul foi sancionada, na última quinta-feira, 14, pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB). A proposta vem desde o primeiro ano da legislatura passada, quando o vereador Alexandre Bortoluz - Bortola (PP), propôs a matéria ao Poder Executivo.
O fundo possibilita a captação de recursos via doações da iniciativa privada e também amplia as possibilidades de financiamentos governamentais. As verbas podem ser usadas para capacitações profissionais, aquisições de equipamentos, melhorias estruturais, entre outras alternativas de aplicação.
O ato da assinatura ocorreu salão nobre, com a presença, além do chefe do Executivo municipal, do secretário-chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, do secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Delegado Paulo Rosa, do adjunto, Coronel Luiz Neves, dos vereadores Bortola e Calebe Garbin (PP), do diretor da Guarda Municipal, Cezar Soares, e do Coordenador da Defesa Civil , Tenente Armando, além de outros servidores e convidados. Com a lei em vigor, o Conselho Gestor do Fundo deve ser formado por quatro integrantes: o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, o diretor da Guarda Municipal, o diretor de Proteção Social e um representante do Conselho da Guarda Municipal.