Voltar para a tela anterior.
A Câmara de Vereadores sediou, nesta segunda-feira (9), uma reunião de trabalho do Conselho Gestor da Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias). O segundo encontro do ano trouxe um resumo das principais ações do grupo desenvolvidas nos últimos meses e estabeleceu algumas metas de projetos estruturais para a cidade a serem atingidas ao longo dos próximos anos.
Além do presidente do Legislativo e vice-presidente do Conselho Gestor, Wagner Petrini/PSB, o encontro também contou com a participação dos vice-presidentes do MobiCaxias, Jaime Marchet, Fabiano Vergani (Trino Polo), Valdir Walter (presidente da UAB), Gelson Rech (reitor UCS) e o vice-prefeito Edson Néspolo. A apresentação dos principais pontos foi conduzida pelo diretor-executivo do MobiCaxias, Rogério da Silva Rodrigues.
Dentre os principais assuntos que nortearam o encontro está o projeto Agenda Eleições 2026, que prevê uma série de iniciativas em conjunto para a concretização do projeto de Cidades Inteligentes para Caxias do Sul. A iniciativa prevê uma parceria com a U.S. Trade and Development Agency (USTDA) para a implantação de tecnologias digitais que agilizam serviços, mobilidade urbana, sustentabilidade e infraestrutura de internet no município. Uma reunião com a USTDA na última quinta-feira (5) definiu a distribuição de trabalho de 70% para mão de obra local e 30% para participação norte-americana na execução do projeto.
O diretor-executivo do MobiCaxias explica que o projeto de Cidades Inteligentes entrou na pauta a partir de um contato feito pela Embaixada dos Estados Unidos em dezembro do ano passado. “São US$ 2 milhões que eles vão financiar a fundo perdido com uma relação com os projetos que vamos conduzir e fazer um plano para a cidade. A meta é fazer duas reuniões por semana, e estamos bem acelerados nesse processo”, destaca Rodrigues.
Para o presidente do Legislativo e vice-presidente do MobiCaxias, é essencial o desenvolvimento dos projetos em parceria com as entidades para garantir a efetivação de obras para a construção da Caxias do futuro. “Eu só tenho que agradecer por esse ato e coloco a minha experiência à disposição para dar andamento a essas iniciativas”, explicou Wagner Petrini.
Outras pautas relevantes abordadas na reunião contemplaram projetos essenciais para a melhoria da infraestrutura urbana de Caxias do Sul e o RS, como o Porto Meridional de Arroio do Sal, polo rodoviário e terminal rodoferroviário. Além disso, também estão em vias de concretização o edital para a construção do Mercado Público na Maesa e a revitalização do Aeroporto Hugo Cantergiani.