Voltar para a tela anterior.
O vereador Lucas Diel/PDT utilizou a tribuna do grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (28/02) para repercutir sobre documento compartilhado pela Mitra Diocesana acerca dos serviços funerários do município. Conforme o parlamentar, é necessária a ampliação do debate do tema com a sociedade. Ele também se manifestou sobre a atual situação dos moradores em situação rua da cidade.
Diel informou que o documento é um decreto de regulamentação apresentado pelo bispo diocesano, sobre o uso das funerárias e capelas mortuárias para evitar qualquer tipo de multa e quebras contratuais que fazem parte da gestão da mitra. O pedetista explicou que a Mitra se define como a instância superior da Igreja na região, sendo representada por um bispo diocesano.
Em aparte, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB parabenizou o colega pelo tema abordado e destacou a necessidade de explicar sobre o que se trata o documento. Disse que a Mitra recebeu uma notificação da Secretaria do Meio Ambiente sobre violação de leis que teriam ocorrido por funerárias da cidade.
Enquanto isso, o vereador Velocino Uez/PRD pediu por um serviço de qualidade para atender às demandas de famílias necessitadas. O vereador Sandro Fantinel/PL questionou o motivo do bispo não ter se pronunciado e explicado sobre o documento divulgado.
Ainda na tribuna, o vereador Diel pediu para que o poder público se atentasse com as questões das pessoas em situação de rua. Frisou que deve haver o debate com a sociedade para ouvir sobre quais atitudes devem ser tomadas e maneiras de gerar oportunidades a esse grupo de forma justa, sem preconceitos e respeitando os direitos humanos.
Confira a entrevista para a TV Câmara Caxias: