Voltar para a tela anterior.

Escola São Vicente, a bateria mais jovem do carnaval caxiense

Na série que acompanha os desfiles das seis escolas de samba de Caxias do Sul, a TV Câmara Caxias apresenta a Escola de Samba São Vicente que carrega o lema de juventude, pertencimento e paixão pelo carnaval e que se encontra no mesmo ritmo


Prestes a completar 20 anos, assinalados nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro, a São Vicente é formada majoritariamente por moradores do bairro que dá nome à agremiação. A história da escola se entrelaça com a trajetória da família de Carla Borges da Fonseca, atual presidente. Criada em um ambiente carnavalesco, Carla aprendeu a sambar ainda na infância, incentivada pelo pai, um dos passistas de destaque do carnaval caxiense. Na adolescência, surgiu o desejo de fundar uma escola no próprio bairro: “Quando fiz 16 anos, disse que a gente tinha que ter uma escola, era tudo que faltava no nosso bairro”, relembra a presidente.

A equipe da TV Câmara Caxias acompanhou (em 28/1) um ensaio da bateria da escola, realizado na sede da Associação de Moradores do bairro São Vicente. O grupo é composto majoritariamente por crianças e adolescentes que aprenderam a tocar com Elvino dos Santos, produtor cultural da escola, líder comunitário e figura reconhecida do carnaval local, com atuação anterior na Secretaria Municipal da Cultura. Antigo morador do bairro, Elvino coordena e incentiva a nova geração de músicos. Segundo ele, trata-se de um grupo dedicado e confiante, que tem se apresentado em diferentes espaços e se destacado pela qualidade musical. “É uma geração muito nova, é importante falar que eles têm ido tocar em vários lugares, e onde vão, fazem bonito, fazem acontecer, têm certeza do que estão fazendo e são dedicados”, relatou Elvino.

Entre os integrantes está Luiz Gabriel, de 14 anos, que toca surdo desde os sete anos. Atento durante os ensaios, ele destaca o sentimento de pertencimento proporcionado pela escola. Para o jovem, o envolvimento com a cultura e o amor pela agremiação tornam o desfile menos cansativo, mesmo após uma hora de apresentação na avenida.

A paixão pelo carnaval também envolve moradores mais antigos do bairro. Vera da Fonseca, técnica em enfermagem, integra a bateria há quatro anos. “Eu gosto, a bateria é a alma da escola. Em primeiro lugar, agora é o carnaval, esqueço filho, marido, tudo para ensaiar ", comenta Vera. Para ela, a bateria representa a alma da escola e exige dedicação intensa durante o período de preparação para o desfile.

Em 2026, a São Vicente levará à avenida o samba-enredo “Do Axé ao Amém”, que aborda a intolerância religiosa. O desfile propõe uma homenagem às diversas manifestações religiosas presentes em Caxias do Sul, em uma celebração ecumênica marcada pelas cores dourado e prateado, que compõem a bandeira da escola. Apesar do nome de origem católica para o enredo, a agremiação promete um espetáculo de diversidade e emoção, embalado pela bateria mais jovem do carnaval caxiense.

Confira a reportagem completa sobre os preparativos da Escola de Samba São Vicente:

 

 

A emissora transmite ao vivo os desfiles das seis escolas de samba de Caxias do Sul no dia 28 de fevereiro, a partir das 19h30min.

06/02/2026 - 14:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Ciro Fabres Neto - 7164
Redator(a): Viviane Salvador - MTE

Ir para o topo