Voltar para a tela anterior.
A história da imigração italiana para o Sul do país foi a abordagem do vereador Sandro Fantinel/PL, na sessão ordinária desta quinta-feira (29/02), em razão dos 150 anos da Imigração, que serão completados em 2025. Ele destacou as respectivas contribuições para o crescimento de Caxias do Sul.
Enquanto contava a história com a demonstração de imagens, por meio do painel eletrônico do plenário, o parlamentar enfatizou a crise econômica da Itália, em meados de 1875. Segundo ele, a situação serviu de motivação para a imigração de sua própria família, sublinhando a relevância da Festa da Uva, como símbolo do esforço desses pioneiros.
Fantinel, porém, lamentou ataques públicos que disse ter presenciado com relação a colonos e imigrantes. Declarou-se indignado pelo que classificou como falta de respeito com aqueles que conquistaram o que hoje a cidade possui.
Ainda no expediente, o parlamentar citou o Monumento Nacional ao Imigrante, em Caxias do Sul. A estrutura, que ontem completou 70 anos de existência, tem se constituído num dos marcos locais para a Imigração Italiana. Fantinel exaltou a dedicação desse povo. “Mesmo sem estudos e condições financeiras, construíram Caxias do Sul. Temos que valorizar e respeitar quem construiu o município. Quanto à Festa da Uva, ela é para todos, independentemente de etnia, gênero e origem”, observou.
Ao término do seu pronunciamento, Fantinel reiterou o compromisso do PL com a igualdade e o respeito. Na ótica dele, o desenvolvimento de Caxias passa pela valorização aos antepassados, e não pela tentativa de anulação do legado.
Confira a entrevista para a TV Câmara Caxias: