Voltar para a tela anterior.
Criar o Programa Milhas Solidárias em Caxias do Sul é objetivo do projeto de lei 1/2024, protocolado no início de janeiro passado pelo vereador Adriano Bressan/PRD, no Legislativo caxiense. Na sessão ordinária desta terça-feira (06/03), o parlamentar detalhou a matéria, que segue em tramitação na Casa.
O foco do programa são os estudantes de ensino fundamental da rede municipal e atletas amadores que representam a cidade em eventos fora do município. O objetivo é permitir a participação dessas pessoas de baixa renda em competições nacionais e internacionais, promovendo oportunidades que, de outra forma, seriam inacessíveis.
Para participar do programa, os beneficiários devem cumprir os seguintes requisitos: residir em Caxias do Sul, comprovar inscrição na competição desejada, demonstrar a necessidade de deslocamento aéreo e assinar um compromisso de adesão ao programa. Além disso, os estudantes devem apresentar matrícula regular e frequência escolar mínima de 90%.
Bressan destacou que a proposta surgiu em resposta a pedidos de ajuda dos alunos que, devido à falta de recursos, não conseguem participar de competições nacionais, como matemática e robótica. Ele ressaltou a importância de direcionar as milhas para o benefício desses jovens, evitando que retornem para o CPF dos políticos.
Durante o Grande Expediente, o vereador Sandro Fantinel/PL concordou com a iniciativa, lamentando a falta de valorização dos estudantes e profissionais no Brasil. Ele enfatizou a necessidade desse investimento no país, evitando que talentos assim migrem para o exterior.
Ao encerrar o seu pronunciamento, Bressan lamentou a distribuição inadequada de recursos, destacando que o dinheiro muitas vezes é direcionado para o prazer dos políticos do poder executivo, em vez de beneficiar os mais necessitados. O vereador ressaltou a necessidade do apoio aos sonhos dos atletas e estudantes, de modo a evitar desistências pela falta de recursos.
Confira o Grande Expediente na íntegra: