Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12/03), a parlamentar Rose Frigeri/PT ocupou a tribuna para anunciar o projeto de lei que visa enaltecer o trabalho de casa realizado, principalmente, por mulheres. A vereadora informou que a matéria será em breve protocolada. O objetivo, reforça, é tornar visíveis as ações que as mulheres executam em suas residências, muitas vezes, após um dia de trabalho fora.
A vereadora citou, também, mães solo, que são as únicas provedoras de seus lares, onde o cuidado com crianças e idosos acaba por sobrecarregar a jornada diária.
Conforme Rose, um estudo mostra que são gastas, em média, 10 horas por semana em trabalhos domésticos, tornando ainda mais extensa e cansativa a carga horária feminina. Caso esse trabalho fosse remunerado, acrescentaria 13% ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos últimos 20 anos, acrescentou Rose, com base em estatísticas. Na sua opinião, é um esforço que não aparece mas envolve tarefas domésticas básicas que deveriam ser reconhecidas por todos. “Este PL que estou protocolando visa instituir o concurso de desenho de mulheres invisíveis nas escolas municipais. Será dividido em quatro categorias, para instruir os alunos a fazerem um desenho demonstrando quem realiza o trabalho na sua casa. A ideia é enobrecer este trabalho e os desenhos finalistas serão expostos na Câmara Municipal, onde será escolhido o grande vencedor”, explicou.
A vereadora entende necessário que as crianças aprendam desde cedo a valorizar o trabalho de casa. O projeto está em fase de finalização e adequação com órgãos públicos, inclusive com as escolas municipais, adianta a petista.
Confira a entrevista para a TV Câmara: