Voltar para a tela anterior.
O plenário caxiense acatou, em consenso, na sessão ordinária desta quinta-feira (21/03), o requerimento 11/2024, que define a instalação da Frente Parlamentar de Apoio à Regularização Fundiária (FPARF) em Caxias do Sul. A proposição é do vereador Zé Dambrós/PSB, sendo subscrita pelos legisladores Clóvis Xuxa/PRD, Felipe Gremelmaier/MDB, Camillis/PSB, Nelson Acioly/PSB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Rose Frigeri/PT.
Na opinião de Dambrós, o atual governo municipal tem se destacado pelas ações de regularização fundiária e na disponibilidade de moradias. Mas ainda há por fazer, constata, justificando que a FPARF contribuirá na busca de melhorias, em especial para que as famílias consigam os títulos de suas propriedades. “Nada é mais importante na vida do que a dignidade”, frisou o socialista, reforçando o valor de um terreno regularizado.
Pela proposição da FPARF, o socialista recebeu os cumprimentos de alguns colegas de plenário. A vereadora Rose Frigeri/PT ressaltou que as pessoas precisam de um endereço. O socialista Nelson Acioly/PSB observa que muitas pessoas acabam morando em regiões de risco. A petista Estela Balardin/PT atenta para a necessidade de respostas e informações precisas nesta questão da regularização fundiária. Para o emedebista Felipe Gremelmaier, a viabilização da FPARF conversa com algo transformador, que é a sensibilidade social. Tanto Felipe quando o pedetista Lucas Diel externaram o desejo de integrar a FPARF.
De acordo com os autores, entre os objetivos da iniciativa, estão: fomentar o debate e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas para a regularização fundiária na cidade. No requerimento, os vereadores citam a lei federal nº 13.465/2017, que instituiu a Regularização Fundiária Urbana (REURB) e trouxe avanços quanto às medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.
“Em decorrência disso, no ano de 2021, a prefeitura de Caxias do Sul implementou o programa ‘Esse Terreno É Meu’, e desde então mais de 1.100 lotes foram regularizados, e a expectativa é que outros 250 tenham sua titulação entregue nas próximas semanas. Muito embora tenha se avançado sobre o tema, ainda existem desafios a serem superados. Dessa forma, é imperativo que a Câmara Municipal se envolva ativamente nesse processo, mobilizando esforços para aprimorar as políticas públicas existentes e desenvolver estratégias em conjunto com o poder Executivo”, defendem.
Segundo os parlamentares, a estimativa é de que atualmente em Caxias existem mais de 600 Núcleos Urbanos Informais (NUI), o que representa cerca de 80 mil lotes a serem regularizados. Considerando que existem moradias em áreas de risco, os vereadores entendem necessário realizar a remoção das habitações ou implementar alguma forma de estruturação para viabilizar a permanência dos moradores no local de convívio.
Nesse sentido, sinalizam a relevância da regularização fundiária no contexto do desenvolvimento urbano, econômico e social da cidade, e avaliam que a criação da Frente Parlamentar de Apoio a Regularização Fundiária em Caxias do Sul pode contribuir para que essa política siga avançando.
DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 11/2024
Vereador - Partido - Voto
ADRIANO BRESSAN PRD Não Votou
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Ausente
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Não Votou
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Não Votou
LUCAS DIEL PDT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Presente
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
NELSON ACIOLY VIEIRA FILHO PSB Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Não Votou
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Não Votou