Voltar para a tela anterior.
O vereador Adriano Bressan/PRD ocupou a tribuna, durante o Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (26/03), para fazer críticas à gestão do atual governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite/PSDB. Ele também aproveitou o espaço para convidar a população caxiense a acompanhar a sessão da Assembleia Legislativa gaúcha que apreciará a matéria hoje à tarde.
A discussão no Parlamento estadual tenta derrubar decretos que cortam incentivos fiscais para diferentes setores gaúchos, incluindo o de alimentos presentes na cesta básica.
O vereador apresentou um vídeo com declarações do governador, uma quando estava em campanha e outra após ser eleito. Leite disse que faria esforços para manter o preço da gasolina reduzido, o que, de acordo com Bressan, não foi cumprido, pois, no ano seguinte, o tucano defendeu o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) do combustível. Bressan também criticou a projeção do pedágio na RS-118, que liga Sapucaia do Sul ao Distrito de Itapuã.
Nos apartes, o parlamentar professor Zanchin/NOVO declarou que o aumento de impostos em produtos e alimentos é revoltante. Os legisladores Maurício Scalco/PL, Rafael Bueno/PDT e Velocino Uez/PRD demonstraram preocupação com os impactos que os decretos terão no giro econômico do Estado e, consequentemente, nos bolsos da população. O vereador recém-empossado Adam Rech/PSB parabenizou Bressan pela manifestação e declarou apoio à luta contra os pedágios de cobranças abusivas.
O parlamentar do PRD concluiu seu pronunciamento pedindo a atenção de toda a comunidade para o que pode ser, segundo ele, a pior semana da história do Estado, caso os decretos sejam aprovados e entrem em vigor.
Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias: