Voltar para a tela anterior.
A sessão ordinária desta quinta-feira (04/04) contou com a manifestação do presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), Luciano Silva. Ele ocupou a tribuna durante o espaço do Acordo de Lideranças para solicitar apoio do Legislativo para mediar a relação com a prefeitura para realocar a sede do Conselho para um espaço com mais acessibilidade.
Desde o dia 11 de janeiro, quando um incêndio consumiu parte da Casa da Cidadania, local que era sede de diversos conselhos Municipais, o CMDPCD está ocupando provisoriamente uma sala no segundo andar do Ginásio do Vascão, no bairro Pio X, porém o espaço não tem acessibilidade: “Precisamos de um espaço adequado e acessível para nós, porque as pessoas cadeirantes, com mobilidade reduzida, não estão tendo acesso ao próprio Conselho da Pessoa com Deficiência”, disse.
Luciano também relatou o caso de um servidor municipal cadeirante lotado na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que atua no Vascão que para ir ao banheiro precisa acessar pela lateral externa do prédio.
Ele solicita que seja estruturada uma sede para a Casa da Cidadania com acessibilidade para que todos possam ter acesso: “Durante esse período de sede provisória estamos realizando as plenárias mensais em diversas entidades pela cidade, mas precisamos de um local para democratizarmos o acesso às políticas públicas das pessoas com deficiência”, disse. Para ele, essa situação é uma demonstração clara de violação dos direitos dessas pessoas.