Voltar para a tela anterior.
A vereadora Rose Frigeri/PT, em seu pronunciamento, na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (11/04), divulgou a Campanha Maio Furta-cor, que trata da saúde mental de mães no pós-parto. A campanha, que tem como tema “Saúde mental materna importa”, visa a acolher as mães que sofrem distúrbios emocionais no puerpério, sendo a maior causa de casos de depressão e suicídio.
A parlamentar explicou que uma mãe com esse problema desestrutura a família inteira e, em muitos casos, há outros filhos envolvidos que acabam sendo afetados. Rose ainda citou que há um grande número de mulheres nestas condições internadas na Clínica Paulo Guedes e que sofrem discriminação por parte da sociedade.
A vereadora pontuou ser um tema relativamente novo e que merece atenção, pois, segundo dados, uma em cada faixa de quatro mulheres sofre violência durante o parto e uma em cada parcela de duas mulheres é demitida ao retornar ao trabalho, causando desestruturação financeira e consequências psicológicas para toda a família.
Ainda segundo Rose, a campanha busca chamar a atenção do Poder Público e estimular a construção de políticas públicas de saúde através de projetos de lei que instituam a campanha como estratégia de acolhimento e apoio para as mulheres, no pós-parto. Ainda citou que, neste ano, o Maio Furta-cor já está incluso no calendário da Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a vereadora, Maio Furta-cor é um movimento sem fins lucrativos, democrático e apartidário que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A organização propõe-se a realizar eventos de conscientização ao longo de todo o mês de maio, que é celebrado como o mês das mães.
A petista convidou toda comunidade para participar da marcha em favor do tema, que será uma manifestação pacífica pelas ruas do centro da cidade e ocorrerá no dia 11 de maio. Também convidou para o seminário que acontecerá na UCS, no dia 17 do mesmo mês. Mais informações sobre os eventos serão divulgadas posteriormente.
A parlamentar finalizou divulgando a rede social do movimento e pediu para que todos o sigam: @ondafurtacorcaxiasdosul.
Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias: