Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier propõe sistema urbano que previna alagamentos nas cidades

O parlamentar, que esteve na tribuna na sessão desta terça-feira, usa as “Cidades-esponja” chinesas como espelho


Diante das fortes chuvas enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (07/05). Propôs medidas de combate a alagamentos, nas cidades do Estado. Ele acredita que é necessário seguir o exemplo de países que trabalham com a prevenção de desastres semelhantes.

O parlamentar ressaltou o planejamento urbano e tecnologias para identificar os riscos e prevenir situações críticas. Para Felipe, o sistema de “Cidades-esponja”, adotado recentemente pelo governo chinês, deve ser adotado nas cidades gaúchas. Explicou que a adoção do mecanismo consiste em construir praças-piscinas, teto-verde em prédios e calçamentos permeáveis, os quais servem como reservatórios quando chove. Outro destaque está nos parques alagáveis, localizados à beira de rios, com passarelas que permitem o tráfego de pessoas e veículos.

Felipe também deu ênfase ao protagonismo de Caxias, neste momento: “Acredito que a cidade será a referência do Estado, nos próximos 30 dias. Por conta da destruição em Porto Alegre, nosso aeroporto terá um papel fundamental”, disse.

Em apartes, os vereadores Rafael Bueno/PDT e Sandro Fantinel/PL parabenizaram as propostas de Felipe. Fizeram cobranças ao governo do Estado, para que a Serra gaúcha recebesse mais atenção. Lucas Caregnato/PT e Lucas Diel/PRD também declararam apoio ao debate, trazido à tribuna.

Felipe concluiu com um alerta à população, quanto às chamadas fake news (notícias falsas). Atentou que, em momentos como o atual, informações inverídicas comprometem vidas e atrapalham os serviços de resgate.

Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias:

 

 

07/05/2024 - 13:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo