Voltar para a tela anterior.
Melhorias na estruturação da Defesa Civil, em Caxias do Sul, foram o principal tema abordado pelo vereador Bortola/PP, durante a sua declaração na tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (09/05). Disse que, em momentos como o que o Estado se encontra, é imprescindível a prioridade de recursos, para adquirir melhores equipamentos e investir na qualificação de profissionais, como policiais militares e bombeiros.
O progressista recordou os eventos do acidente, que envolveu o rompimento de uma barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Afirmou que o evento foi um divisor de águas para o Executivo do Estado mineiro, que passou a investir fortemente no aporte da Defesa Civil. Lamentou que o mesmo não aconteceu no Rio Grande do Sul, onde nem as fortes chuvas e inundações de 2023 motivaram o governo gaúcho a investir mais do que apenas R$ 50 mil na Defesa Civil local.
“Após as ocorrências em Roca Sales, no ano passado, e agora com essa tragédia climática que acometeu mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul, urge aos governos estadual e municipal investirem no aporte da Defesa Civil. Se nenhuma atitude for tomada, tragédias como a atual serão recorrentes”, disse o vereador.
Nos apartes, o tucano Olmir Cadore/PSDB fez um apelo ao governo federal, para enviar recursos para Caxias, que está recebendo demandas de outras cidades atingidas pelas enchentes. Sandro Fantinel/PL aproveitou para alertar a população quanto aos pontos de coleta de doações. Segundo o liberal, muitos pontos de terceirizados não estão cientes sobre as principais demandas de donativos e acabam doando itens desnecessários. As principais necessidades, no momento, são água potável, alimentos não perecíveis e medicamentos.
Wagner Petrini/PSB, que já esteve à frente da secretaria Municipal da Habitação, reiterou os pontos levantados pelo progressista e elogiou os profissionais da Defesa Civil que, mesmo com poucos recursos, vêm fazendo um árduo trabalho nos resgastes dos afetados pelas enchentes. O vereador Gilfredo De Camillis/PSB solicitou que a Prefeitura destinasse verba para adquirir equipamentos que auxiliem nos resgates das vítimas. O petista Lucas Caregnato sugeriu que itens doados em excesso, como roupas, também fossem destinados aos afetados indiretamente pelas chuvas.
Por outro lado, Bortola parabenizou o governo estadual quanto ao combate às fake news (notícias falsas), relacionadas às enchentes. Na ótica dele, a ação ajuda a garantir informações adequadas à população.