Voltar para a tela anterior.
O vereador Sandro Fantinel/PL ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09/05), para cobrar mais investimentos na Força Armada do Brasileira. O discurso, que foi centrado em dados comparativos com outros países, teve como principal crítica a falta de equipamentos qualificados, para utilização nas operações de resgates das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul (RS).
De acordo com o liberal, o país emprega recursos em excesso na máquina pública, 90% a mais que os demais países de todo o mundo. Atentou que 84% do orçamento destinado às Forças Armadas do país vai para despesa com pessoal, incluindo pagamentos a veteranos e reformados. “É que nós estamos tão atrasados em tecnologia de Defesa. Não há criação de equipamentos eficientes e modernos. O que nós usamos no Brasil hoje, em países desenvolvidos, encontramos apenas em museus”, disse.
Fantinel fez um comparativo com a Itália, país com extensão de área territorial semelhante à do RS. Apesar do tamanho, nas palavras do vereador, o país europeu possuí mais equipamentos que todo o Brasil, sendo também de qualidade superior. Ele teme que, em casos de ataques de outras nações, o Brasil não resista. Apontou a relevância das tecnologias desenvolvidas pelos militares, como a internet, que surgiu em meio à Segunda Guerra Mundial.
Em apartes, o vereador Rafael Bueno/PDT também lamentou a falta de investimento no Exército Brasileiro. Referiu que grande parte dos resgates às vítimas no RS foi possível graças aos esforços de empresários que possuem veículos adequados.