Voltar para a tela anterior.

Samae ocupa a tribuna da Câmara para repercutir problemas de abastecimento do Sistema Marrecas

A manifestação foi realizada por um dirigente e um geógrafo, durante a sessão ordinária desta quinta-feira


Na sessão ordinária desta quinta-feira (16/05), o diretor-presidente substituto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ângelo Barcarolo, e o diretor e geógrafo da Garden Projetos, Elton Boldo, utilizaram a tribuna para ressaltar os problemas de abastecimento do Sistema Marrecas. Conforme Ângelo, o sistema abastece 27% da população caxiense. Contou que, desde o dia 30 de abril, a equipe do Samae e da Garden Projetos vem trabalhando para reestabelecer o abastecimento total de água para toda a comunidade.

Ele destacou que a situação de 250 metros de uma adutora, rompida na Rota do Sol (RSC-453), no último dia 1º de maio, é grave e precisa de um olhar mais atento de toda a população e do poder público, pois, de acordo com ele, há a possibilidade de outro rompimento pelo deslizamento de terra, causado pelas fortes chuvas. Frisou que, caso houver o rompimento, acarretará mais de 300 mil metros cúbicos de material, representando 30 mil cargas de caminhões.

O diretor da Garden Projetos, Elton Boldo, que também é especialista em Geoprocessamento, informou que o assessoramento para reformas, juntamente com o Samae, conta com engenheiros civis, geólogos, geógrafos e equipes específicas trabalhando em equipamentos para medidas paliativas. De acordo com ele, no atual momento não tem como realizar obras definitivas.

Boldo ressaltou que obras estão sendo realizadas no ponto que pode ser rompido para que os bairros que são abastecidos pelo Sistema Marrecas não fiquem sem água até que a nova adutora de mil milímetros seja construída. Ele deu um prazo de 90 a 120 dias para a entrega do novo local, que terá 600 metros da realocação junto a área de domínio da via.

Ainda na tribuna, divulgou todos os encaminhamentos que já foram realizados para o projeto de desvio para a nova adutora: contratação do Samae para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de engenharia; tomada de decisão de limpeza e reconfiguração de talude ao longo da faixa de domínio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Já os próximos encaminhamentos que foram divulgados são: aerolevantamento com perfilamento a laser para tomada de decisão sobre o projeto futuro em toda a área nova; acompanhamento e gestão conjunta com Eletrosul para solucionar questões de instabilidade; monitoramento dos taludes, acompanhamento e reconfiguração para manter a adutora e dar maior segurança para não bloquear a Rota do Sol (RSC-453); projetos paliativos até o Samae conseguir viabilizar a transposição da adutora para outra margem.

O diretor-presidente substituto do Samae voltou a tribuna para destacar que no momento está em serviço 17 veículos de caminhão-pipa, entre carretas de 28 mil litros. Contou que serão disponibilizados pontos nos bairros com reservatórios para que a população tenha acesso.

Confira a participação dos representantes do Samae

16/05/2024 - 15:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo