Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta terça-feira (21/05), a plataforma Encontra Sul, uma iniciativa voltada para a reunião de animais perdidos com seus donos, foi o tema no acordo de lideranças. De acordo com o integrante do programa, Maicon Venz, o projeto foi criado em razão dos desastres climáticos que afligem o Rio Grande do Sul. Disse que iniciativa surgiu como solução para evitar os altos custos, associados à construção de abrigos para animais.
Maicon explicou que o município de Caxias do Sul anunciou planos para construir um canil com capacidade para 500 cachorros, um empreendimento que demandaria um investimento de R$ 8 milhões. Se esse modelo fosse replicado em todo o Estado, os gastos poderiam alcançar a quantia de R$ 400 milhões. No entanto, assim como dito por Maicon, o Encontra Sul propõe um método mais econômico e eficaz: uma plataforma online onde proprietários podem cadastrar seus animais perdidos e pessoas que encontram animais podem registrar essas informações.
A ferramenta já está em funcionamento há quatro dias. Venz compartilhou que o Encontra Sul foi divulgado no programa "Pânico", da Rádio Jovem Pan, o que aumentou a visibilidade e o apoio à causa. “A plataforma não só facilita a localização de animais, mas, também, aborda a recuperação do lar deles, que não significa, necessariamente, adoção por novos lares, mas, sim, o retorno às suas famílias originais”, salientou.
De acordo com a descrição, o Encontra Sul permite que qualquer pessoa, de qualquer lugar do Estado, cadastre um animal perdido ou encontrado, incluindo fotos e detalhes. A iniciativa recebeu mil etiquetas por QR Code, que podem ser fixadas nas coleiras dos animais, assegurando que, uma vez encontrados, não se percam. O projeto se estende para outros animais, como, por exemplo, cavalos.
Para outras informações quanto ao programa Encontra Sul, o acesso é via Instagram (@encontrasul) ou diretamente no site (https://www.encontrasul.info/).