Voltar para a tela anterior.

Adriano Bressan exige atenção para infraestrutura e saneamento básico no município

Ainda na discussão, o vereador destacou a carência de projetos protocolados para obtenção de recursos federais


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/05), o vereador Adriano Bressan/PP utilizou do espaço do grande expediente, para levantar duas questões: o desassoreamento (limpeza) das drenagens dos rios no município e a recorrente perda de recursos federais devido à falta de projetos. Quanto ao último ponto, a crítica se dirigiu ao Prefeitura.

De acordo com o parlamentar, a cidade possui diversos rios e valões que precisam ser desassoreados com urgência. Um exemplo apresentado pelo vereador foi em Vila Cristina, localizada no Interior da cidade, onde o terreno da subprefeitura e o campo de futebol da região sofreram alagamentos durante as fortes chuvas.

Assim como explicado pelo parlamentar, o desassoreamento consiste na remoção de areia, lodo e sedimentos do fundo dos rios, causados por ações humanas ou desbarrancamentos. Quando um rio está assoreado, ou seja, com acúmulo excessivo de sedimentos, diversos problemas podem ocorrer, como obstrução em pontes, enchentes e prejuízos às comunidades próximas.

Ponderou, ainda, que, com a proximidade de chuvas intensas, é fundamental agir de forma imediata para evitar novos problemas. Destacou a necessidade de destinar recursos e equipamentos, como as retroescavadeiras, para realizar o desassoreamento e garantir a segurança das comunidades afetadas. “É fundamental que a Prefeitura esteja atenta a outros pontos que também necessitem de atenção, como o Loteamento Balardin, que sofre com a falta de infraestrutura e saneamento básico”, comentou.

No segundo assunto, Bressan reagiu a uma colocação do vereador Rafael Bueno/PDT. O pedetista havia trazido à discussão a perda de recursos para a cidade, por falta de projetos protocolados pela Prefeitura, junto ao governo federal.

Para Bressan, a ausência de planejamento, pelo Executivo local, tem causado prejuízos para a cidade caxiense. Um dos exemplos citados foi o projeto da galeria da Júlio Calegari, que há 20 anos enfrenta problemas, sem que um projeto tenha sido concluído. Bueno complementou ser fundamental dar continuidade e finalizar projetos como esse, para que a cidade possa receber recursos e investimentos necessários.

Outro ponto abordado foi a necessidade de projetos, para a reforma das unidades básicas de saúde (UBSs). Bressan ressaltou que, mesmo que haja interesse em receber recursos para essas reformas, em sua concepção, é imprescindível que exista um projeto formal protocolado, pois o governo federal não disponibiliza verbas sem um plano bem estruturado.

Assista à entrevista para a TV Câmara Caxias

22/05/2024 - 13:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rhebekka Graminho Cardoso Dutra de Moraes

Ir para o topo