Voltar para a tela anterior.
Os 149 anos da Imigração e Colonização Italiana, em Caxias do Sul, foram celebrados durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/05), no plenário da Câmara Municipal. Como acontece todo ano, os vereadores se somaram ao reconhecimento à contribuição dos italianos que se estabeleceram na cidade e ajudaram no progresso local. A homenagem contou com a apresentação do coral Radize D’Italia. Na condução das atividades, estava a presidente do Legislativo caxiense, vereadora Marisol Santos/PSDB. A secretária municipal da Cultura, Magali Quadros, prestigiou a cerimônia.
Coube ao vereador Felipe Gremelmaier/MDB (1º secretário da Mesa Diretora) fazer o pronunciamento em nome da Casa. A partir da tribuna, ele atentou que, no atual momento, da maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul, o legado dos italianos serve como inspiração. “Na reconstrução de vidas, lares e locais de trabalho, cada gaúcho precisará de coragem, força e resistência”, observou.
De acordo com o emedebista, a união familiar e comunitária sempre caracterizou os colonizadores, na busca por um futuro melhor. Ao término do pronunciamento, Felipe mencionou uma frase do filósofo italiano Nicolau Maquiavel: “grande dificuldade pede grande disposição”.
A Semana da Etnia Italiana foi instituída em 2003, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Jeronimo Dani e Walmor Vanazzi. Conforme a lei 5.988/2003, a comemoração tem que ser todo ano, com o início indicado para o dia 20 de maio. A partir de proposição do ex-vereador Gustavo Toigo, a lei 6.382/2005 fixou a mesma data como a da Imigração e Colonização Italiana e previu sessão comemorativa. Toigo ainda idealizou a última alteração, aprovada em 2008, estabelecendo a comemoração em formato de homenagem.